Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriele Jennrich
Título: Protótipo de Mouse utilizando Acelerômetros
 
Introdução:
O computador tem evoluído de mera ferramenta de trabalho, para um equipamento, quase imprescindível nos estudos, entretenimento, acesso à informação e socialização. É utilizado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária e em qualquer parte do planeta, criando a sensação de liberdade e igualdade. Mas para algumas pessoas, ele ainda apresenta limitações de acessibilidade. Christopher Reeve, famoso ator por interpretar Superman I, II, III e IV, e mais tarde, conhecido por sua condição de tetraplegia e seu incansável ativismo em nome da investigação e pesquisa sobre lesão medular; quando questionado sobre a utilidade da internet para pessoas com deficiência, já mencionou seus benefícios, alegando que o uso da informática pode ser decisivo na vida de alguém com limitações (WEB ACCESSIBILITY IN MIND, 2010).
Segundo o censo de 2000 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010), existem cerca de sete milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência motora, falta de membros ou deficiência causada por doenças genéticas ou cognitivas. Permitir o acesso deste grupo de pessoas, aos recursos da informática, tem sido um desafio abraçado por poucos. Exemplo disso é o fato de grande parte dos sites e equipamentos fornecidos pelo próprio governo federal ainda não estarem adequados à demanda destas pessoas, e a legislação vigente, para acessibilidade em sites de órgãos públicos brasileiros, data de 2004 (BRASIL, 2004). Para os deficientes motores uma das maiores barreiras está na falta de teclados e mouses adaptados ou adaptáveis, e de custo acessível, que atendam as suas limitações. Outra barreira encontrada pelos alunos portadores de deficiência é o fato da legislação os tratar como diferentes e sugerir que as escolas criem uma sala própria para instalar os equipamentos a eles destinados, fazendo com que este aluno não interaja com os demais nas aulas que utilizem o computador.
Tentando resolver parte deste problema físico de acesso à informática, e contribuir para a popularização do acelerômetro, surge a idéia de prototipar um mouse que utilize o acelerômetro como principal interface entre o usuário e o computador. Optou-se por desenvolver o protótipo utilizando o acelerômetro encapsulado SEN-00410, desenvolvido pela Sparkfun Electronics. A escolha deste modelo deve-se ao seu baixo custo, versatilidade e recursos, tais como o microcontrolador Peripherals Integrated Controller (PIC) da Microchip Tecnology, acelerômetro de três eixos MMA7260Q e sua interface serial (SPARKFUN ELECTRONICS, 2010).