Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Samuel Yuri Deschamps
Título: Framework para Mapeamento Objeto-Relacional em Delphi
 
Introdução:
Com o aumento da quantidade de sistemas de informação sendo construídos nos últimos anos, surgiram frameworks para facilitar e organizar o seu desenvolvimento. O seu objetivo é abstrair a implementação das partes mais repetitivas da construção, que normalmente são comuns a qualquer sistema.
Em um sistema de informação que utilize um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD) para persistir as informações, uma parte do desenvolvimento que normalmente se torna repetitiva é a implementação de rotinas que interagem com o SGBD. Em especial, quando se trata de um Sistema Gerenciador de Bancos de Dados Relacional (SGBDR), esta parte geralmente é implementada utilizando a Structured Query Language (SQL), que é embutida no código da linguagem de programação do sistema.
Esta prática pode tornar-se pouco produtiva, pois há a necessidade de se trabalhar ao mesmo tempo com duas linguagens de diferentes paradigmas: o da orientação a objetos e o relacional. Não é interessante preocupar-se com detalhes específicos do banco de dados e ao mesmo tempo preocupar-se com regras de negócio da aplicação. Além disso, o código SQL é validado somente em tempo de execução, aumentando a possibilidade de bugs.
O sistema pode ser organizado em camadas para separar os diferentes detalhes de implementação. Uma delas seria a camada de persistência, que se encarregaria de resolver todos os problemas relativos à geração de SQL, conexão com o banco e detalhes específicos do SGBD. As responsabilidades desta camada podem ser delegadas a um framework.
Frente a isso, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um Object Persistence Framework (OPF) que utilize a técnica de Object-Relational Mapping (ORM). Com a sua utilização, o programador será poupado da tarefa de implementar comandos em SQL para ler e gravar informações no banco de dados. O framework será voltado para o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos em Delphi para Windows, linguagem e plataforma nas quais será implementado. Esta escolha foi tomada tendo em vista que é a linguagem de maior domínio do autor há anos, conhecendo também empresas da região de Blumenau que a utilizam. Para justificar a relevância desta linguagem, Tiobe Software (2010) aponta Delphi entre as dez linguagens mais populares no ano de 2010.