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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Flaviano José Angeli
Título: Protótipo de Mundo Virtual para Relacionamento com Participantes do Interação Furb,
 
Introdução:
A evolução nos meios de comunicação revolucionou a forma com que as pessoas vivem. Barreiras como distância e tempo entre cada mensagem permitem que o oriente e ocidente tenham conversação em tempo real através do uso da internet.
Nos primeiros anos de existência da internet, por volta de 1995, a rede era vista com desconfiança pelos usuários. Para muitos, a internet era uma ferramenta que isolava as pessoas (MARQUES, 2005, p. 1), chegando a ser considerada “[...] apenas um passeio estático e solitário”. (ROSA, 2001, p. 1). Mas sua rápida evolução possibilitou adicionar cores e imagens reunindo uma grande variedade de ferramentas que tornaram possível a criação dos mundos virtuais.
De um simples texto, agora é possível demonstrar expressões, simular a aparência física, degustar de sensações que no mundo real não são possíveis. “Suas formas de representação podem ser através de apelido em formato texto, bidimensional como em uma foto ou em três dimensões como em um videogame, sons ou tato” (CPQD, 2008, p. 1).
Atualmente a Universidade Regional de Blumenau (FURB) realiza o evento Interação FURB, cujo objetivo é aproximar a Universidade com o aluno do Ensino Médio, por meio de informações específicas para o aluno, além de ações de relacionamento que façam o aluno ter motivação em interagir com a FURB.
A principal interface de comunicação da organização do Interação FURB com os alunos envolvidos é realizada através do site do evento (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 2009b, p. 1). Após a realização do evento o contato com os alunos é mantido através de palestras conforme as escolas solicitam. Não há outras formas de contato ou interação com os alunos. No presente momento a organização do Interação FURB necessita de outras ferramentas que possam manter o contato com os participantes, sejam alunos ou escolas.
No intuito de atender esta carência os mundos virtuais entram como uma forma de ajudar o Interação FURB, pois “Mundos Virtuais visam atingir um senso de realismo e proporcionar experiências imersivas” (ALBUQUERQUE; VELHO, 2001, p. 2), tendo a possibilidade de manter o evento ativo, mesmo após a remoção da estrutura física presente anualmente durante a realização das atrações do Interação FURB.
Desta forma os objetos dispostos no mundo virtual podem conter materiais (textos ou conteúdo multimídia) para os visitantes, ou serem utilizados para promoção de marketing através de vídeos e figuras que representem cartazes, panfletos ou propagandas de televisão do mundo real.