Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Flaviano José Angeli
Título: Protótipo de Mundo Virtual para Relacionamento com Participantes do Interação Furb,
 
Conclusão:
Utilizar uma tecnologia de mundo virtual no Interação FURB, poderá permitir aos estudantes que ainda não possuem vínculo com a Universidade desfrutarem de um novo ambiente e terem contato com materiais educativos que possam ajudá-los a identificar qual curso seguir ao ingressar no ensino superior.
As tecnologias de mundo virtuais existentes são imensas, neste trabalho foi possível identificar algumas delas. Definir qual tecnologia utilizar foi um grande desafio, pois cada tipo possui um conjunto particular de características e funcionalidades, como por exemplo, o banco de dados utilizado na implementação, a possibilidade de criação de conteúdo no mundo virtual, ou a interoperabilidade entre sistemas operacionais.
A implementação do servidor que executa o mundo virtual com o OpenWonderland é muito simples se comparado com as outras tecnologias apresentadas neste trabalho. Sua única exigência é que o sistema operacional já esteja instalado com no mínimo a versão do Java 1.6, o administrador realiza a cópia de um arquivo com extensão JAR e o executa.
Durante o desenvolvimento identificou-se que o servidor de mundo virtual possui o seu banco de dados embarcado na aplicação. Ao contrário do que se imaginava, não existe a necessidade de um SGDB separado. Identificar o funcionamento deste banco de dados foi uma grande barreira. A troca de mensagens com a equipe que desenvolve o OpenWonderland ajudou a superar alguns dos obstáculos.
Entre as modificações que foram efetuadas, a que mais apresentou dificuldade foi à rotina para criação de objetos no mundo virtual. O procedimento padrão existente no OpenWonderland exige que a pessoa tenha conhecimento de como funcionam as ferramentas de edição existentes no cliente de acesso ao servidor e que o usuário esteja conectado ao mundo virtual.
Em relação aos objetos que podem ser disponibilizados aos visitantes no mundo virtual e utilizados pelo Interação FURB ou o departamento de marketing estão vídeos, textos, imagens, documentos em formato PDF e quadros brancos (similar aos quadros das salas de aula). Para cada tipo de objeto que se pretende disponibilizar no mundo virtual, é necessário o arquivo em formato XML com as propriedades que correspondem ao objeto (ver Apêndice B).
Desta forma, o desenvolvimento deste trabalho permitiu demonstrar uma forma de como a tecnologia de mundos virtuais pode ser utilizada a fim de receber os futuros acadêmicos que estão chegando à universidade. A utilização do OpenWonderland permitiu a agregação de novos conhecimentos, principalmente na utilização da linguagem de programação Java unindo diversos programas com desenvolvimento separado e posteriormente convertidos em módulos, até o momento não havia participado no desenvolvimento de aplicações deste porte e com este nível de padronização. As técnicas utilizadas pela equipe que desenvolve o OpenWonderland ajudaram a acrescentar uma camada extra de dificuldade tornando o desenvolvimento deste trabalho ainda mais interessante.