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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roland Wolff Júnior
Título: Portal Web para a Integração das Pizzarias de Rio do Sul
 
Introdução:
Na “era da tecnologia da informação”, a internet se tornou algo indispensável no dia-a-dia. Ela está revolucionando a forma de aprendizado das pessoas, a forma de comprar e a cultura. Para Cobra (2003), a informação e o conhecimento são fundamentais para profissionais e empresas. A internet é a grande ferramenta de busca de informação e conhecimento com fácil acesso, permitindo que profissionais e empresas explorem novas tecnologias e oportunidades. Ela propicia maior agilidade e eficiência nas comunicações, impondo à sociedade influências diretas, como por exemplo, o grande fluxo de informações.
As tecnologias atuais tendem a dar mais conforto à vida moderna. A tendência da internet é estar cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. O exemplo é o e-commerce (comércio eletrônico). Tal qual uma loja comum, é um conjunto de atividades onde existe um vendedor e um comprador. A partir da junção de seus interesses inicia-se uma negociação comercial virtual. Segundo Albertin (2001), o comércio eletrônico é a utilização de recursos tecnológicos, para realizar operações tradicionais de compra e venda, de uma forma mais dinâmica e rápida que os meios mais usuais.
De acordo com Boston (2000), o portal público, também denominado portal internet, portal web ou portal de consumidores, provê ao consumidor uma única interface à imensa rede de servidores que compõem a internet. Sua função é atrair, para seu site, o público em geral que navega na internet. Quanto maior o número de visitantes, maior probabilidade do estabelecimento de comunidades virtuais que potencialmente comprarão o que os anunciantes daqueles sites têm para vender. Assim como a televisão, o rádio e a mídia impressa, o portal público estabelece um relacionamento unidirecional com seus visitantes e constitui-se em uma mídia adicional para o marketing de produtos.
Para Angulo (2000), portal web constitui-se numa poderosa variante de publicização de conteúdo na internet, no sentido de ao mesmo tempo procurar uma maior permanência do usuário dentro de determinado site, e agregar a essa possível navegação do usuário, uma miríade de serviços que antes, senão impensada, era improvável de ser executada com eficiência técnica.
Segundo Amstel (2004), na medida em que as ofertas de informações e serviços passaram a ser vantajosas para o uso pessoal, o portal web começou a fazer parte da vida de quase todos que acessavam a internet. Diante dessa expansão, muitas organizações decidiram converter seus websites comerciais, para o modelo de portal web, oferecendo muito mais informação referente ao negócio e serviços a clientes e fornecedores. Hoje os portais web estão sendo muito utilizados por empresas e usuários domésticos. Os portais em si são, na verdade, a união de várias informações em um único local.
Desta forma surgiu a idéia para a construção de um portal web para as pizzarias do município de Rio do Sul, no estado de Santa Catarina. A diversidade de estabelecimentos existentes no município, muitos ainda tem se utilizado dos métodos tradicionais como pedidos via telefone, distribuição de panfletos, propaganda via rádio, outdoors, entre outros, caracteriza a necessidade do portal. O portal tende a inovar os métodos tradicionais para os moldes das tecnologias nos dias de hoje junto à internet.