Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luciano Pamplona Sobrinho
Título: Reconhecimento facial 2D para sistemas de autenticação em dispositivos móveis
 
Introdução:
Reconhecimento facial é um dos processos mais utilizados pelos seres humanos, pois permite identi?car rapidamente qualquer pessoa e assim de?nir o tipo apropriado de interação com a mesma. Embora seja uma tarefa simples para qualquer pessoa, é um processo de extrema complexidade de implementação em uma máquina.
É notável o crescimento da telefonia móvel atualmente, o qual se percebe verificando a enorme quantidade de aparelhos e as tantas ferramentas disponibilizadas a cada novo modelo lançado. Segundo Agência Nacional de Telecomunicações (2009), a base de usuários no Brasil atualmente chega a aproximadamente 150 milhões.
Com este avanço, dos modelos mais simples aos mais sofisticados, os celulares adquiriram uma capacidade de processamento cada vez mais próxima a de um computador, e deste modo, executam diversas tarefas de um computador, como envio e recebimento de e-mails e leitura de arquivos de diversos tipos, passando a ser uma forma simples e cômoda de carregar informações, possivelmente confidenciais e sigilosas.
De acordo com Diário de São Paulo (2008), os aparelhos foram o principal alvo de ladrões durante roubos na capital paulista em 2007. Os usuários lesados, além do furto, correm o risco de ter sua identidade roubada. Conforme Moreira (2009), um estudo no Reino Unido comprovou que 4,2 milhões de britânicos guardam dados em seus celulares que poderiam ser usados para roubo de identidade, e apenas 6 em cada 10 usuários usam senha para barrar o acesso às informações.
Decorrente destes fatos, medidas de segurança tornam-se necessárias para proteger os dados armazenados, permitindo acesso apenas ao proprietário. Uma solução seria a utilização de um programa de autenticação com análise de imagens faciais.
Diante do exposto, propõe-se desenvolver um sistema capaz de reconhecer faces em imagens capturadas a partir de uma câmera de celular, e compará-las com outras previamente inseridas em uma base existente, possibilitando a criação de uma ferramenta de autenticação de usuários em dispositivos móveis para permissão de acesso as suas funções.
Atualmente, existem diversas técnicas para resolver esta questão, porém, pouco se vê aplicado aos dispositivos móveis. Portanto, a ferramenta deve aplicar métodos de forma específica ainda pouco explorada, permitindo ser utilizada como base para outros estudos, com aplicações em diferentes cenários além do proposto.