Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Felipe da Silva Biss
Título: Aplicação da Técnica Hipermídia Adaptativa no Ambiente Empreendedor da Furb
 
Introdução:
A utilização de uma metodologia capaz de transmitir conceitos de empreendedor na universidade ou cursos técnicos é benéfica porque tem como objetivo formar empreendedores criativos e inovadores e não empresas, já que o empreendedor e seu capital intelectual é mais importante que a empresa. Com isso, a disciplina de empreendedorismo se torna de vital importância, tendo como objetivo primordial a aprendizagem da elaboração do plano de negócio (DALFOVO e AMORIM, 2000).
Segundo Dornelas (2001 p. 91), “o plano de negócio é a parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada”. Com isso, o empreendedor tem a facilidade de poder traçar um planejamento antes de qualquer investimento.
Percebe-se assim, a relevância do plano de negócio para o empreendedor, pois nele constarão todas as informações que vão auxiliar a realização do empreendimento, principalmente no desenvolvimento inicial do mesmo. O que, igualmente, denota a importância do ensino desta disciplina nas universidades e ensinos técnicos, com a finalidade de ensinar para o aluno o planejamento de seu próprio empreendimento.
Sendo assim, o ambiente empreendedor surge como um mecanismo facilitador do processo de elaboração do plano de negócio, já que neste ambiente o aluno preenche todo o plano de negócio, em qualquer lugar, com um simples navegador de internet.
Entretanto, o ambiente empreendedor possui uma variedade de módulos e arquivos, o que pode dificultar com que o aluno encontre o que deseja. Com isto, a Hipermídia Adaptativa (HA), que tem como objetivo adaptar a página para que seu usuário possa utilizá-la de acordo com suas preferências, facilitará a utilização do ambiente empreendedor tornando-o mais acessível e interativo. Dessa forma a HA pode auxiliar a aprendizagem da disciplina de empreendedorismo.
Ressalta-se, todavia, que de acordo com Zanchett (2006), a HA é, atualmente, uma área em grande desenvolvimento, pois cria um site que se adapte às características de cada usuário e favoreça as condições de aprendizagem e aceitação. Destacando, desta forma, a importância que a HA pode ter em ambientes de ensino, visto que o conhecimento de seus usuários é bastante variado. Portanto, mesmo que na maioria dos casos esses sistemas sejam relativamente pequenos, representando um curso, matéria ou até mesmo uma seção de matérias para aprendizagem, para os usuários iniciantes o sistema pode parecer obscuro enquanto para os avançados pode ser banal (BRUSILOVSKY, 1996).
Tendo em vista os problemas apresentados, este trabalho tem como objetivo a aplicação de HA no ambiente empreendedor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), visando facilitar a utilização do mesmo por parte de seus alunos.