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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Susan Braun
Título: Ferramenta visual para criação e execução de algoritmos aplicados sobre teoria dos grafos
 
Introdução:
Atualmente dentro da área de tecnologia existe um amplo campo de problemas que requerem a construção de sistemas complexos, devido às combinações de seus componentes. Estes problemas abrangem processos industriais, análise de caminho crítico, tática e logística, sistemas de comunicação, estudo de transmissão de informações, escolha de uma rota ótima, fluxos em redes, redes elétricas, genética, economia, jogos, física, química, tecnologia de computadores, entre outros (SOUZA; VICENTE, 2008, p. 02). Estes problemas podem ser facilmente resolvidos ao serem modelados em forma de grafos e então sobre eles utilizados teoremas e algoritmos da teoria dos grafos para obter conclusões e soluções satisfatórias. Um grafo pode ser definido de forma simples por um conjunto de pontos, denominados vértices, interligados por retas, denominadas arestas. Já um algoritmo sobre um grafo pode ser definido como um conjunto de instruções e ações a serem realizadas sobre o grafo que permitam obter os resultados e soluções do problema encontrado. Segundo Rezende (2006, p. 50), o desenvolvimento de algoritmos que contribuem para a resolução de problemas, como os acima citados, tem motivado muitos pesquisadores da matemática aplicada, da educação matemática, da engenharia e da informática a produzirem pesquisas nesta área. A utilização na prática dos conceitos e técnicas da teoria dos grafos contribui para melhor compreensão do assunto. Entretanto é importante que os esforços concentrados durante os estudos práticos estejam focados nos algoritmos, evitando que a atenção seja desviada para forma como nodos e arestas serão implementados e os dados armazenados. A partir dos fatos citados, o presente trabalho busca desenvolver uma ferramenta que permita ao usuário desenvolver algoritmos e visualizar sua execução. Desta forma a ferramenta disponibiliza uma interface para criação de algoritmos e outra para criação de grafos. A primeira permite ao usuário desenvolver seus próprios algoritmos a partir de uma estrutura de grafo disponível. Já a segunda permite ao usuário criar um grafo, selecionar qual algoritmo a ser executado e, por fim, visualizar sua execução.