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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Susan Braun
Título: Ferramenta visual para criação e execução de algoritmos aplicados sobre teoria dos grafos
 
Conclusão:
Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste trabalho foram satisfatórios. Os requisitos propostos foram todos cumpridos, alcançando assim o objetivo principal do trabalho, o desenvolvimento de uma ferramenta para criação e execução de algoritmos em grafos. O EVG permite criar grafos e dígrafos, podendo alterar suas propriedades, a disposição dos vértices, salvar os modelos criados, além de criar, editar e executar algoritmos. Dentre as principais vantagens do EVG está a possibilidade de auxílio no ensino de grafos, visto que a mesma permite a visualização dos algoritmos sendo executados sobre o grafo, permitindo uma melhor compreensão dos mesmos. Outra vantagem do EVG é a possibilidade de uso dos algoritmos em outras aplicações visto que a estrutura utilizada para armazenamento dos grafos não esta vinculada somente a aplicação desenvolvida, bastando apenas importar a biblioteca de grafos desenvolvida para o projeto que irá utilizá-la. No entanto existem limitações. É somente possível a criação de um grafo por vez, o que não permite ao EVG executar algoritmos como a verificação de grafos isomorfos. O uso das bibliotecas ANT e JOGL foi de grande importância durante o desenvolvimento do EVG. O JOGL disponibiliza rotinas que permitem maior facilidade no desenho da parte gráfica, enquanto que o ANT se responsabiliza por grande parte do processo compilação. O uso destas bibliotecas facilitou o desenvolvimento de algumas rotinas, permitindo maior dedicação ao desenvolvimento da estrutura dos grafos e algoritmos. Uma dificuldade encontrada durante o desenvolvimento do EVG foi a forma de carregar os algoritmos criados para memória do computador. Inicialmente ao serem compilados pela ferramenta, os algoritmos já eram carregados, porém verificou-se que após a segunda compilação não era possível carregar os mesmos algoritmos para memória e nem os remover, limitação da linguagem Java, que segundo informações no site oficial, não há uma previsão certa para correção. Assim, foi necessário, a cada solicitação da abertura da interface gráfica, abrir a mesma como uma nova aplicação Java, que assim passa a ocupar outro espaço de memória, ou seja, a cada abertura um novo espaço de memória é utilizado podendo os algoritmos alterados serem novamente carregados.