Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Hiroki Takano
Título: MJ3I :um motor de jogos 3D para o iPhone OS
 
Introdução:
Inicialmente o celular foi concebido com o propósito de permitir realizar ligações telefônicas de qualquer lugar a qualquer momento, mas com a evolução das tecnologias foi possível que o aparelho agregasse novas funcionalidades, desde ser utilizado para navegar na internet, enviar e-mails e até para o entretenimento com jogos. Atualmente o celular de maior destaque está sendo o iPhone, um smartphone produzido pela Apple Computer Inc., que em 74 dias atingiu a marca de 1 milhão de aparelhos vendidos, sendo que na segunda versão, o iPhone 3G, somente foi necessário 1 semana para que atingisse esta marca (APPLE, 2008a). O iPhone possui características básicas de qualquer smartphone, mas o que o está destacando dos outros aparelhos é a possibilidade de suportar aplicações complexas voltadas ao entretenimento. Este suporte é basicamente dividido em duas partes, o hardware e o sistema operacional. O hardware possui soluções inovadoras para a Interface Humano-Computador (IHC), utilizando acelerômetros, Global Positioning System (GPS) e tela multi-toque. Estas tecnologias permitem um novo nível de interação do usuário com a aplicação. O sistema operacional utilizado é o iPhone OS, baseado no sistema operacional Darwin, que permite também o desenvolvimento utilizando a Application Programming Interface (API) Open Graphics Library (OpenGL) versão Embedded System(ES). O OpenGL é um conjunto de rotinas e padrões para o desenvolvimento de aplicativos gráficos, permitindo que sejam criados aplicativos interativos que produzem imagens de objetos móveis em três dimensões. Com a OpenGL é possível controlar a tecnologia da computação gráfica para produzir imagens realísticas (WOO et al., 1999, p. xvii). Recentemente a tecnologia evoluiu e a demanda por jogos mais realistas com suporte a interação em tempo real aumentou. Junto a quantidade de pessoas interessadas, aumentaram de uma pequena fração para um grande segmento da população, e muitas destas pessoas também têm o interesse de não somente utilizar jogos mas também de desenvolvê-los. Possuir uma boa história e uma boa jogabilidade são essenciais para um bom jogo, mas o problema neste caso é a implementação (EBERLY, 2001, p. 2). Segundo Eberly (2001, p. 3) os motores de jogos são bibliotecas de desenvolvimento responsáveis pelo gerenciamento do jogo, das imagens, do processamento de entrada de dados e outras funções. Baseado na crescente demanda por jogos, é proposto o desenvolvimento de um motor para jogos 3D na plataforma iPhone (MJ3I), para que desenvolvedores com boas idéias de jogos não tenham dificuldades em criar utilizando toda a tecnologia que a plataforma oferece.