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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rafael Hiroki Takano
Título: MJ3I :um motor de jogos 3D para o iPhone OS
 
Conclusão:
O presente trabalho apresentou o projeto e desenvolvimento de um motor de jogos para o iPhone OS. Foi desenvolvido o grafo de cena para controle e gerenciamento da cena, tratamento de gestos em tela controle de câmera, detecção de colisão e importação de modelos 3D, dos requisitos propostos inicialmente só “um” requisito foi parcialmente cumprido, “tratar regras para a iluminação e câmeras (RF)”, não foi completado, pois demandou um tempo maior para o desenvolvimento. Os resultados finais foram satisfatórios, pois foi possível realizar a renderização da cena. Se houver a necessidade de mais desempenho, poderia se ter optado em uma estrutura menos fundamentada em orientação a objetos. Na rotina de importação de modelos 3D, uma das principais partes em relação a desempenho, acredita-se em no mínimo outros dois caminhos que iriam melhorar a desempenho. Quanto as tecnologias utilizadas, a IDE de desenvolvimento xCode, se tornou suficiente e eficiente para o desenvolvimento. A integração com o simulador do iPhone facilita muito no desenvolvimento. Como limitação o MJ3I não possui rotinas para tratamento de física, que é algo que com o tempo cada vez mais o usuário final exige em um jogo. Como vantagem o motor de jogos 3D para iPhone, possui uma arquitetura de fácil entendimento por ter sido optado pela utilização da orientação a objetos e a utilização da linguagem Objective-C que possui um melhor suporte oficial da Apple para o desenvolvimento na plataforma iPhone OS.