Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Elisângela Cristina Lombardi
Título: Protótipo de um sistema para acompanhamento de trabalhos de conclusão de curso
 
Introdução:
A disponibilidade das tecnologias de informação e a popularidade da Web geram novas oportunidades de comunicação, sobretudo pela capacidade em agilizar as informações e aproximar distâncias. Todas as pessoas, empresas e entidades necessitam encontrar caminhos que possibilitem utilizar a tecnologia da informação e a internet em seus negócios e em suas rotinas operacionais (SEVERO, 2006, p. 1). Entretanto, devido à complexidade dos sistemas atualmente disponíveis surge a necessidade de desenvolver tecnologia da informação usando metodologias adequadas. Uma opção de atender esta necessidade é o método Unified Process (UP), Wazlawick (2004, p. 17) descreve um método sistemático orientado a objetos para desenvolvimento de software, que apresenta quatro fases organizadas do seguinte modo: concepção, elaboração, construção e transição. A fase de concepção incorpora o estudo de viabilidade e uma parte da análise de requisitos, na qual se procura levantar os principais requisitos e compreender o sistema de forma abrangente. A fase de elaboração incorpora a maior parte da análise de requisitos, a análise de domínio e o projeto. A fase de construção corresponde a programação e testes. A fase de transição consiste na instalação e manutenção do sistema, substituindo o sistema atual, seja ele manual ou computadorizado. Sendo assim, este trabalho apresenta a automação do processo de acompanhamento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), no curso de Ciências da Computação da Universidade Regional de Blumenau, usando o método proposto por Wazlawick. Hoje o sistema já controla o processo de gerência de TCCs, amenizando as tarefas do coordenador das disciplinas de TCCs e de todos os envolvidos. Entre as tarefas que o coordenador de TCCs deve executar estão: controle dos prazos para a entrega de toda a documentação necessária para iniciar o TCC, envio de avisos aos alunos que estão atrasados com o prazo de entrega dos documentos, encaminhamento da proposta, do volume parcial e final para avaliação dos professores da banca, e por fim o agendamento da apresentação. Ao longo do semestre os alunos matriculados nas disciplinas de TCC, os professores orientadores e os professores avaliadores passam por diversas etapas. Aos alunos cabem as seguintes etapas: indicação de um professor orientador e elaboração de documentos diversos (proposta, relatórios de andamento do trabalho, volume final). Os professores orientadores devem: aceitar ou não alunos como seus orientados; acompanhar o andamento do trabalho; revisar e aprovar documentos diversos antes da sua distribuição. Já os professores avaliadores que participam de bancas recebem documentos, avaliando-os e emitindo pareceres. Com a informatização deste sistema o coordenador tem o beneficio de poder acompanhar o andamento dos trabalhos em um espaço de tempo menor, minimizando erros, aproveitando melhor as informações, gerando maior produtividade e confiabilidade, melhorando o atendimento e trazendo vantagens para toda a comunidade acadêmica. Para a implementação do sistema foi utilizada a linguagem PHP, usada para criar sites dinâmicos, que permite a interação direta do usuário com o mesmo. O banco de dados utilizado foi o MySQL.