Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernando Colombo
Título: Emulador de SGBD Orientado a Objetos
 
Introdução:
O desenvolvimento de software é em geral uma tarefa complexa, e entre os softwares mais difíceis de se desenvolver estão os Sistemas de Informação (SI). Evidentemente há SIs pequenos que podem ser desenvolvidos com ferramentas CASE tradicionais com esforço relativamente baixo. Mas as crescentes necessidades dos usuários dos SIs, a necessidade de manter os SIs atualizados tecnologicamente, e a grande concorrência que existe nesta área tornam o desenvolvimento da maioria dos SIs um desafio.
O conjunto de ferramentas e técnicas empregados na tarefa de desenvolver um SI influenciam diretamente a produtividade dos programadores e a qualidade final do SI.
Conforme Stroustrup (1994, p. 362), \'The systems we construct tend to be at the limit of the complexity that we and our tools can handle\'. E um dos principais aspectos destas ferramentas e técnicas é a forma com que os desenvolvedores mapeiam um modelo de realidade a uma representação formal que a máquina entenda.
Um SI costuma depender bastante de um SGBD, que se torna uma das peças que mais influenciam no resultado do desenvolvimento. Quanto melhores forem os recursos do SGBD para abstração da máquina e representação da realidade, melhor será o SI e mais produtivo será o desenvolvimento.
Embora o modelo orientado a objetos esteja consagrado como excelente método de abstração e de representação da realidade, ele ainda não é usado em sua essência, sobretudo no que diz respeito aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD).
Tradicionalmente, os SIs utilizam SGBDs relacionais (SGBDR). Embora existam SGBDs orientados a objetos em elevado grau de maturidade, eles ainda não estão acessíveis ao público em geral, na forma de produtos economicamente viáveis ou de softwares livres.
Em paralelo a isto, as universidades e instituições de ensino em geral ainda dão mais enfoque aos SGBDRs. Sem dúvidas, a migração para SGBDs orientados a objetos será gradual, e haverão muitas soluções mistas, nas quais um SGBDR é usado em conjunto.
Neste sentido, foi feita a implementação de um emulador de SGBD orientado a objetos. O software agrega funcionalidades da orientação a objetos a um SGBDR, que é usadode forma transparente para programadores de SIs. Deste modo, os programadores de SIs se beneficiam da produtividade e qualidade propiciada pelo uso de um SGBD orientado a objetos, sem arcar com os custos de tal software.