Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fernando Colombo
Título: Emulador de SGBD Orientado a Objetos
 
Conclusão:
O software desenvolvido atende aos requisitos de SGBDOO apresentados no capítulo 2. Em outras palavras, o software emula um SGBDOO completamente, permitindo que seus principais usuários – os analistas e programadores – utilizem o método orientado a objetos para modelar as entidades persistentes de sistemas de informação. Ressalta-se que isto é alcançado levando-se em consideração o uso da linguagem Java para codificação de processos e o uso transparente de um SGBDR para a persistência dos dados.
O software possui qualidade suficiente para ser usado em ambientes de produção que não sejam de missão crítica. Em outras palavras ele pode ser usado no desenvolvimento de sistemas de informação complementares. O suporte a aplicações de missão crítica não era objetivo deste trabalho, e não foi implementado por questão de tempo. Ainda assim foi incluso neste capítulo ações sugeridas para esta implementação.
A base de código do software ficou organizada, com pacotes bem definidos, sem referências circulares nem implementações espalhadas. Também há poucas variáveis e métodos globais. Ressalta-se que a parte do software que lida com o MySQL tem característica de componente, ou seja, pode ser substituída por outra sem alterar a que já existe nem as dependentes. Assim é possível implementar o suporte a um SGBDR diferente do MySQL ou mesmo a um SGBD não-relacional. Inclusive é possível implementar diretamente
uma camada de persistência e recuperação, tornando o software um SGBDOO completo!