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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Anderson Nicolodelli
Título: Software para Auxiliar na Avaliação da Qualidade da Documentação de Sotware
 
Introdução:
Atualmente não se pode falar em produtos sem ser mencionada a qualidade que o mesmo possui. Grandes corporações industriais vêm trilhando esse caminho da qualidade total há algum tempo. Rapidamente, este conceito vai se difundindo para outras áreas, como forma de obter melhores produtos e conquistar novos mercados. Segundo Ishikawa (1993, p. 43), a definição da qualidade é “desenvolver, projetar, produzir e comercializar produtos com qualidade, mais econômicos, mais úteis e sempre satisfatórios para o consumidor”.
Segundo Paladini (1994, p. 17) a qualidade total está “completamente direcionada para o consumidor”. Pela abrangência do conceito, envolve a todos na organização; pelo nível em que se deve colocar a questão, é uma das grandes metas da empresa, fixada em termos de políticas globais.
Nas empresas de software o caminho não poderia ser diferente. de acordo com Jomori et al (2004, p. 45), muitas organizações que desenvolvem softwares têm investido na busca de melhorias, não somente para diminuir os problemas decorrentes de baixa qualidade de seus processos de desenvolvimento, e conseqüentemente do produto final, mas também para alcançar melhores resultados financeiros com o aumento da produtividade e conseqüente diminuição de prazo de entrega de seus produtos e maior satisfação de seus clientes.
Desenvolver um produto de software e colocá-lo no mercado não é suficiente para competir em igualdade de condições com as empresas líderes do mercado. É essencial que haja uma preocupação com a qualidade de todo o pacote de software.
Assim, visando a satisfação do cliente, as empresas que desenvolvem produtos de software buscam em documentos normativos e metodologias adotadas a adequação de seus processos \\\\\\\\ produtos, com vistas a conseguir um diferencial competitivo.
A qualidade em empresas de software pode ser aplicada em diversas áreas, tais como: desenvolvimento, implementação, testes, suporte, documentação etc. No caso da documentação de software, o que se observa, em geral, é a baixa prioridade dada a esta questão. Essa realidade é resultado, dentre outros aspectos, da desmotivação de programadores e analistas com a elaboração da documentação do software e do pequeno número de bibliografia voltada especificamente ao assunto.
É dentro deste contexto que se enquadra o presente trabalho, cujo objetivo é desenvolver um software de apoio ao processo de avaliação da qualidade da documentação de software, tomando como base a norma ISO / IEC 18019.