Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Pablo Sidney Corrêa
Título: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Comparação de Desempenho entre Rotinas Implementadas em CPU E GPU
 
Introdução:
Com a evolução da tecnologia especialmente dos hardwares, o nível de realidade empregada nos softwares cresce cada vez mais. Os usuários destes aplicativos não se contentam mais com simples interfaces e desejam ambientes mais próximos da realidade cotidiana, que além de tudo o que já fazem também sejam capazes de processar grandes quantidades de dados e permitir manipulações interativas. As ferramentas criadas de forma tradicional, utilizando-se apenas da Central Processing Unit (CPU) para realizar estas tarefas, estão ficando obsoletas, isso porque o processador sozinho já não consegue mais gerenciar e processar todos os dados necessários para gerar o efeito desejado dentro de um tempo aceitável.
Para atingir estes objetivos se faz necesária a utilização de hardwares gráficos. Os dispositivos gráficos atuais vêm com processadores próprios acoplados a eles, também denominados de Graphics Processing Unit (GPU), que podem ser programados utilizando-se linguagens específicas para este fim. Com isso, consegue-se um maior nível de processamento das imagens e libera-se a CPU para realizar outras tarefas. Segundo Fernando (2004), os verdadeiros beneficiados com a possibilidade de programar a GPU serão os criadores de algoritmos para computação gráfica, pesquisadores, desenvolvedores de aplicativos e usuários finais.
A GPU, ou seja, o chipset de vídeo, não tem finalidades apenas no processamento gráfico. Para Pharr e Fernando (2005), a GPU pode ser utilizada também para detecção de colisão, cálculos de física e computação numérica, além de outras aplicações. Os desenvolvedores começam a deixar de lado a visão de que a GPU deve ser utilizada apenas para processamento gráfico e iniciam o estudo do desenvolvimento de aplicações de propósito geral utilizando o hardware gráfico. Esta idéia ainda está em fase inicial e um dos grandes problemas para se evoluir neste conceito é a limitação física das placas aceleradoras que não comportam este tipo de programação. Mas atualmente estão surgindo ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de aplicativos para este propósito.
Diante da necessidade de maior processamento gráfico e de dados, pretende-se com este trabalho criar uma ferramenta que permita comparar o desempenho entre rotinas de dinâmica de fluídos implementadas em CPU e GPU.