Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Pablo Sidney Corrêa
Título: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Comparação de Desempenho entre Rotinas Implementadas em CPU E GPU
 
Conclusão:
Neste trabalho foram convertidas duas técnicas em GPU das três implementadas no trabalho utilizado como base para realização desse (PIVA; GOMES; REIS, 2008). Na técnica colormap observou-se um desempenho superior no processamento pela GPU. No entanto na técnica vectorfield mesmo o processamento sendo melhor na GPU, a segunda parte da técnica por algumas vezes torna-se mais rápida na CPU. Isso acontece pois para rodar a técnica em GPU foi necessário realizar os cálculos da técnica 2 vezes. Dessa forma os tempos se mantiveram muito próximos em um contexto geral. Por outro lado, para rodar os programas em GPU acaba-se consumindo uma quantidade de memória local maior.
Já referente a representação gráfica das técnicas, mostraram-se pequenas diferenças visuais entre ambas as partes, contudo quando realizada uma verificação mais minuciosa verificou-se uma quantidade razoável de pixels diferentes. Essa diferença pode ter sido ocasionada pela precisão das variáveis utilizadas em ambos os hardwares, sendo que será necessária uma verificação mais detalhada para encontrar as causas.
A GPU mostra-se superior ao executar cálculos para grandes quantidades de dados, porém a construção do algoritmo acaba por vezes tendo complicações. Isto se deve pois cada perfil de programação possui suas limitações. Pode-se esbarrar nessas limitações sem perceber e consequentemente não conseguindo gerar o efeito. Utilizar perfis mais atuais resolveria a maioria dos problemas, porém estaria restringindo-se os hardwares gráficos que podem ser utilizados pela aplicação. Sendo assim a relevância computacional desse projeto deve-se a implementação dos algoritmos, para que os mesmo possam ser executados pela maior quantidade de hardwares gráficos possíveis.
As ferramentas utilizadas mostraram-se bastante práticas para o desenvolvimento do projeto. Destaca-se a IDE FX Composer que foi utilizado para verificar erros de sintaxe no desenvolvimento das técnicas. A biblioteca utilizada para comunicação da API com o hardware gráfico também mostrou-se estável, existindo a possibilidade de encontrar e mostrar erros em tempo de execução.
Com relação aos trabalhos correlatos, verifica-se que o trabalho proposto possui algumas funcionalidades existentes relacionadas, como a utilização do hardware gráfico para processar os cálculos de grandes quantidades de dados. A principal diferença esta no objetivo do trabalho, pois trata de realizar a comparação das técnicas desenvolvidas em CPU e GPU, demonstrando as vantagens e limitações de ambos os hardwares.
Por fim, obteve-se uma ferramenta funcional possuindo todos os recursos da ferramenta original (PIVA; GOMES; REIS, 2008). Algumas limitações acabaram ocorrendo no projeto, porém nada que acarretasse um mal funcionamento do sistema.