Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jerusa Cristina Duarte
Título: Desenvolvimento de um aplicativo de apoio didático pedagógico baseado em Balanced Scorecard
 
Introdução:
Na atual era do conhecimento o ambiente de negócios está cada vez mais competitivo. Para as organizações que desejam sobreviver e conquistar o seu espaço para alcançar o sucesso nos negócios, os gestores das organizações podem utilizar métodos de avaliação de desempenho, que forneçam as informações necessárias à tomada de decisão. Na tomada de decisão, encontra-se um problema, normalmente o gestor baseia-se em sua experiência. Porém em muitas vezes toma-se uma decisão erroneamente, por não ter uma visão ampla do negócio, com isso, torna-se necessária a utilização de um método de avaliação de desempenho. Como solução para este problema, pode-se destacar, entre outras, o método de avaliação de desempenho baseado no Balanced Scorecard (BSC).
O BSC é uma ferramenta gerencial que permite aos gestores acompanharem e analisarem indicadores financeiros e não-financeiros, sendo um método que procura balancear as perspectivas abordadas. Uma organização que aplica o BSC possui colaboradores exercendo suas atividades caminhando para alcançar os objetivos e metas definidas a partir da estratégia estabelecida na organização. De acordo com Kaplan e Norton (1997, p. orelha do livro), “mais do que um simples conjunto de indicadores, o Balanced Scorecard constitui um sistema gerencial, capaz de canalizar as energias, habilidades e os conhecimentos específicos de indivíduos dos mais diversos setores da organização em busca da realização de metas estratégicas de longo prazo”.
Na maioria das organizações, as estratégias são formuladas, mas não são comunicadas para as pessoas que serão responsáveis por sua implementação. Outras vezes, a estratégia é divulgada, porém, de forma complexa, difícil de ser entendida pela maioria dos colaboradores. Para auxiliar nesta questão, o BSC desenvolveu uma ferramenta de comunicação, o mapa estratégico.
Para Herrero Filho (2005, p. 201), “o mapa estratégico pode ser considerado como o pano de fundo, sobre o qual a história da estratégia será narrada aos diretores, gerentes e colaboradores da empresa”, através do mapa estratégico, os gestores podem descrever a estratégia da organização utilizando relações de causa e efeito, permitindo uma visão mais clara e ampla de seu negócio. Kaplan e Norton (2000, p. 83) apresentam que “os mapas estratégicos ajudam as organizações a ver suas estratégias de maneira coesiva, integrada e sistemática”.
Neste trabalho apresenta-se um aplicativo utilizando o método do BSC via web, que é utilizado como apoio no ensino da disciplina de Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios (TIGN) do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado pelos alunos da disciplina, porém também pode ser utilizado em organizações de qualquer ramo de negócio que almejam avaliar o desempenho com mais eficácia.
Com os cenários de negócios cada vez mais competitivos e dinâmicos, tornou-se necessário apresentar aos alunos da disciplina TIGN os conceitos do BSC, para capacitá-los, com uma abordagem mais didática voltada a prática, de como criar um modelo de gestão estratégica que possibilite a capacidade de mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia, proporcionando a construção e implementação do modelo. Juntamente com os conceitos do BSC, é de extrema importância os alunos conhecerem as vantagens competitivas que as organizações podem obter com o sistema de informações gerenciais. E também, o BSC na disciplina permite que os alunos possuam um desenvolvimento de objetivos pessoais e de equipes. Como relevância deste trabalho, o aplicativo utilizado na disciplina apresenta a importância da utilização de ferramentas que meçam com eficiência o resultado da gestão de negócios.