Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Roberta Raquel Leismann
Título: Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta
 
Introdução:
A medicina é um dos campos cientificamente e tecnologicamente mais complexos, onde as mudanças e atualizações afetam os profissionais, os pacientes, as instituições e as políticas de saúde. Periodicamente, estas mudanças devem ser revisadas, pois elas possuem amplas implicações, tanto econômicas como sociais, políticas, clínicas e éticas (OLIVEIRA, 2007).
Segundo Oliveira (2007), um dos ramos da medicina que mais vem se destacando é a saúde pública, que possui como interesse fundamental, a preocupação com a saúde numa perspectiva coletiva. É neste ramo que a medicina enfrenta uma de suas maiores dificuldades. A começar que os recursos são escassos e, há muita demanda por serviços médicos, e quem depende da saúde pública não tem alternativa, a não ser esperar o atendimento nas filas.
Em meio ao stress do dia-a-dia, o atendimento médico necessita ser rápido e prático. Para isto, a informática tem se tornado cada vez mais eficaz, com sistemas de informação que auxiliam neste processo, sendo assim, uma aliada fundamental para um melhor desempenho no atendimento médico público. Apesar do crescimento dos recursos, muitos ambientes médicos ainda dispensam a informatização de seus processos, pela cultura e a visão de alguns médicos e o próprio consultório que utiliza de arquivos manuais. Mas a tecnologia vem evoluindo num compasso maior, e só tende a melhorar (HOGARTH; SABBATINI, 1998).
Atualmente, a maioria dos serviços municipais de saúde já conta com computadores, porém o que mais falta é um sistema que permita efetuar o controle de consultas e de pacientes, pois esse controle é feito em papéis, sem um sistema que facilitaria o entendimento e o armazenamento das informações (WECHSLER, 2003). Observando essa necessidade, e consciente de todas as vantagens de se utilizar um SI, foi implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Arroio Trinta/SC, o Sistema de Agendamento do Atendimento Médico.
Os requisitos do sistema foram levantados juntamente com a administração e o médico da UBS, a fim de obter um melhor resultado para que os processos mais importantes no momento do agendamento de consultas e durante o atendimento ao paciente fossem permitidos a serem realizados através do sistema.
Toda a questão de segurança de um sistema foi cuidadosamente desenvolvida, houve um cuidado rigoroso já que o sistema envolve informações pessoais dos pacientes que devem ser mantidas em sigilo. Por isso, durante toda a implementação seguiram-se as normas instituídas no manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) (CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2001).
O sistema Web foi desenvolvido na linguagem Program Hypertext Preprocessor (PHP), utilizando o banco de dados MySQL. Utilizou-se das vantagens de uma aplicação Web para ser desenvolvido um sistema de agendamento de consultas, prontuário dos pacientes, geração de relatórios administrativos on-line, melhorando assim o próprio atendimento aos pacientes e o controle de todos os processos que ocorrem na Unidade. Através do sistema, o médico poderá gerar atestados de saúde/doença, receitas de medicamentos, encaminhamento para especialistas, requisições de exames, eliminando assim, os problemas de entendimento da caligrafia e o grande volume de papel. Esses documentos também ficam armazenados nos prontuários, centralizando todas as informações e os procedimentos que foram utilizados para cada paciente.