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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Stimamiglio Ferreira
Título: Ferramenta para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software Baseada nas Normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119
 
Introdução:
A partir do momento que se passa a ter uma economia globalizada, a concorrência entre as empresas que já era grande, passa a ser ainda mais acirrada, uma vez que a competição ocorre não só com os concorrentes locais ou regionais, mas também com empresas estrangeiras (Poffo, 1995).
Em função dessa realidade, as empresas têm procurado aumentar a qualidade de seus produtos, como forma de diferenciação com relação à concorrência. Isso tem sido realizado, dentre outras ações, através da implantação de processos mais racionais e produtivos na área de desenvolvimento de software, principalmente através da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Essa difusão da informática, apesar de ter contribuído para o aumento da produtividade, tem causado, em alguns casos, diversos problemas relacionados à segurança, confiabilidade e interface com o usuário. Diante destes problemas, as empresas que desenvolvem software devem procurar associar sua imagem a produtos com qualidade. Para isto torna-se necessário a definição de padrões de qualidade, com relação aos quais os produtos de software possam ser validados.
Qualidade de software é um tema que está em evidência devido à preocupação com os custos na manutenção de software e à baixa conformidade nos requisitos dos mesmos. Para isso a International Organization for Standarization (ISO) e o International Electrotechnical Commission (IEC), publicaram em 1991, a norma que representa a atual padronização mundial para qualidade de produtos de software denominada ISO/IEC 9126, que é aplicada para fazer a verificação da qualidade de produtos de software. Esta norma representa um dos primeiros passos no sentido de se definir padrões da qualidade de software onde, além disso, com a continuidade das pesquisas, a ISO/IEC 9126 deve evoluir no sentido de realizar a certificação de produtos de software. Para que isto seja possível, torna-se essencial o seu detalhamento em níveis mais específicos, onde o grau de subjetividade com relação à avaliação seja minimizado.
Em conjunto com a norma ISO/IEC 9126, surge em 1994 a norma ISO/IEC 12119, que traduzida e validada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas em 1998, passou a chamar NBR ISO/IEC 12119, e tem como objetivo verificar e validar pacotes de software que é o conjunto completo e documentado de programas fornecidos a diversos usuários para uma aplicação ou função genérica tais como: processadores de texto, planilhas eletrônicas, banco de dados, software gráficos, programas para funções técnicas ou científicas e programas utilitários (Sandri, 1998).
As normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119 tem por objetivo estabelecer requisitos e instruções de qualidade a respeito de como testar um pacote de software em relação aos requisitos estabelecidos para o pacote. Para que seja feita a aplicação correta destas normas, as mesmas deverão especificar os requisitos de qualidade de pacotes de software e estabelecer um esquema de avaliação ou certificação.