Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fabiano Stimamiglio Ferreira
Título: Ferramenta para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software Baseada nas Normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119
 
Conclusão:
Este trabalho procurou demonstrar a aplicação das normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119 que tratam da qualidade de produtos de software.
A utilização destas normas torna o processo de avaliação de software mais simples e prático, pois designam etapas a serem cumpridas e disponibilizam ao avaliador características eficazes para a avaliação da qualidade de produtos de software.
Quanto à ferramenta, pode-se afirmar que é de fácil operação, permitindo que pessoas leigas possam utilizá-la na realização da avaliação de diversos produtos de software. Além disso, uma das grandes vantagens da utilização da ferramenta é a criação de base histórica, permitindo assim ao avaliador comparar avaliações anteriores com futuras avaliações, podendo também comparar dois ou mais produtos de software de mesma categoria, para saber qual a melhor opção na escolha de um produto de software. Outra grande vantagem da sua utilização é a flexibilidade para poder configurar a avaliação com as características da qualidade que melhor lhe convir, deixando gravada esta configuração e podendo utilizá-la na avaliação que desejar.
Pode-se dizer que os objetivos deste trabalho foram alcançados, visto que, com base em trabalhos de conclusão de curso já realizados na área de qualidade de software, entrevistas realizadas com profissionais da área (consultores de software e validadores de software) e também com usuários de software, foi desenvolvido um questionário de avaliação de produtos de software contendo as principais características e subcaracterísticas da qualidade de acordo com as normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO-IEC 12119, e que pode ser utilizado na avaliação de softwares de diversas categorias.
A grande diferença da ferramenta desenvolvida neste trabalho para as demais ferramentas desenvolvidas em trabalhos correlatos citados anteriormente está na abrangência das Normas ISO/IEC 9126 e NBR ISO/IEC 12119 onde, em todos os trabalhos correlatos já citados, procurou-se avaliar produtos de software de acordo com somente uma das Normas e, na sua maioria, estão voltados somente para a avaliação de um tipo ou categoria de software específico. O avanço que houve neste trabalho foi justamente a união dos trabalhos correlatos já existentes, filtrando o que há de melhor em cada um deles, incrementando ainda mais o checklist através de entrevistas e pesquisas descritas neste trabalho, inovando a ferramenta, como por exemplo, poder escolher determinadas subcaracterísticas para serem avaliadas, não necessitando escolher toda uma característica, e também permitir a emissão de relatórios comparativos entre duas avaliações, visualizando melhor as diferenças entre uma avaliação e outra, além de permitir a avaliação de qualquer tipo ou categoria de produto de software.
Ainda em relação ao checklist, é importante ressaltar que não foram desenvolvidas questões referente o item “Instruções para Teste” da Norma NBR ISO/IEC 12119 pelo fato de que este item especifica como um produto deve ser testado em relação aos requisitos de qualidade, ou seja, após já possuir um questionário para avaliação de produtos de software, o item Instruções para Teste serve como um guia de como aplicar este questionário na avaliação de produtos de software. Por este motivo não foram elaboradas questões sobre este item, mas o mesmo foi utilizado como um guia de teste durante a avaliação dos softwares feitos pela ferramenta desenvolvida.
Por fim, fica claro que uma ferramenta de classificação de software de diversas categorias não é amplamente aceita no mercado devido a dificuldade de inserir cada categoria de software e suas informações específicas as quais necessitam ser avaliadas e com grande relevância, o que uma ferramenta genérica como a proposta neste trabalho não atende completamente. Mas o intuito desta ferramenta é verificar os requisitos mínimos de qualidade que um produto de software deve possuir para ser utilizado, pois sem estes requisitos mínimos, será difícil alguém querer utilizá-los.