Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Alberto Nascimento
Título: Ferramenta de Apoio a Aprendizagem com um Simulador do Módulo de Gerenciamento de Produção
 
Introdução:
Enterprise Resource Planning (ERP) é um software que permite integrar e facilitar a troca de informações entre as diversas atividades da empresa como produção, finanças, estoque, recursos humanos e a logística. A integração ocorre em todos os departamentos, funções e atividades da empresa, em um único sistema, separados por módulos, onde cada módulo possui suas principais funções. Desenvolver um único programa que atende a todas essas necessidades de uma empresa é um grande desafio, este é o objetivo de um ERP (ZWICKER; SOUZA, 2003, p.64-66).
A instalação adequada do ERP pode proporcionar um bom retorno financeiro. Um exemplo seria cadastrar um pedido de venda. Com o software é possível saber exatamente em que estado se encontra o pedido e se têm uma melhor rastreabilidade do produto no gerenciamento de produção. Pode-se imaginar o transtorno de um pedido sem o auxilio de um software, sem contar as possíveis perdas dos papeis utilizados nos pedidos e o tempo gasto com os recursos da empresa (ZWICKER; SOUZA, 2003, p.69).
Com o auxilio do ERP, todos na empresa vêem o mesmo pedido, seu status no gerenciamento de produção, que está armazenado em um único banco de dados, logo, o controle do mesmo, fica muito mais fácil e seguro e também evita a redundância dos dados (ZWICKER; SOUZA, 2003, p.21).
Professores de disciplinas de administração e alunos de cursos de graduação em administração têm dificuldade em realizar simulações do gerenciamento da produção em que um pedido é submetido e de obter conclusões conforme a escolha do melhor caminho a ser executado.
Diante disso, desenvolveu-se criar uma ferramenta que permite a simulação e que auxilie estes estudos, propiciando, aos alunos e professores trabalharem com dados imaginários relacionados a área de gerenciamento de produção.
A principal vantagem do simulador de gerenciamento de produção é a rapidez com que se consegue obter respostas e a diversidade de alternativas. Pois com ele seria possível saber qual a maneira mais rápida para produzir um determinado produto obtendo o maior lucro possível, sabendo quais os materiais mais utilizados, se é necessário possuir estoque, qual a disponibilidade de máquinas para determinado período de produção, consegue-se programar uma atividade e saber como trabalhar nela de forma correta, economizando tempo e dinheiro (CORREA; GIANESI; CAON, 2001).