Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Lucas Alberto Nascimento
Título: Ferramenta de Apoio a Aprendizagem com um Simulador do Módulo de Gerenciamento de Produção
 
Conclusão:
O trabalho desenvolvido resultou na criação de um sistema simulador de atividades da área de gerenciamento de produção, como o ciclo total de um pedido de venda, possibilitando formas diferenciadas para o cumprimento e alcance do objetivo proposto.
Além disso, o simulador do módulo de gerenciamento de produção permite que os estudantes enriqueçam suas experiências pela utilização em cenários distintos. Esta possibilidade deixa-os mais motivados e interessados, com uma aprendizagem mais significativa.
O uso de novas tecnologias na área de educação é uma realidade incontestável e indispensável no cotidiano de professores. As diversas instituições de ensino hoje existentes, diante das grandes mudanças do mundo globalizado e das crescentes e contínuas exigências para ingresso do aluno no mercado de trabalho, tem como missão preparar seus alunos para a prática da formação recebida. Para tanto, alunos devem receber ao longo de sua formação experiências vivencias com o uso de modernas tecnologias e softwares facilitadores das práticas estudadas.
Na era do conhecimento, onde o trabalhador é reconhecido por suas habilidades intelectuais, o simulador desenvolvido vem ao encontro da proposta de preparo do aluno para o ingresso no mercado de trabalho, oferecendo a possibilidade de aquisição de conhecimentos sobre novas tecnologias facilitadoras do trabalho profissional.
Para o docente, a vantagem desse recurso é facilitar a transmissão dos objetivos pedagógicos e tornar a aula mais atrativa, com uma melhor interação entre o aluno e o sistema, facilitando assimilação dos conhecimentos imprescindíveis para uma boa formação.
Acredita-se que a criação de uma ferramenta que permita simulação implique em uma apropriação tecnológica e a construção de um paradigma próprio a essa modalidade de aprendizagem. A implantação de um simulador de gerenciamento de produção revela-se inicialmente como um desafio para educadores, alunos e a própria comunidade, pois exige treinamento e eficiência para uso dessa ferramenta.
Assim, vencidos os primeiros desafios e passando a fase de adaptação às ferramentas, observa-se que a aprendizagem do simulador, apresenta amplas possibilidades de expansão. Salientando-se a importância de flexibilidade de acesso e a ênfase na colaboração para atender à demanda na área de educação.