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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thomas da Rosa
Título: Simulador de Animais Vivos: Meios Alternativos
 
Introdução:
Atualmente na Medicina e Veterinária são movidos grandes esforços para aprimoramento de técnicas e procedimentos. Esses esforços levam ao desenvolvimento de novos medicamentos e pesquisa de novos meios de tratamentos. Dentre seus avanços destacam-se a utilização do estetoscópio , termometria , medição da pressão arterial e Farmacologia . No caso da Farmacologia, realizam-se testes em animais para analisar a utilização de substâncias químicas para tratamento, cura e prevenção de doenças. Há uma preocupação emocional nestes testes, dado ao fato de serem executados em animais vivos. Por outro lado, há um grande investimento financeiro para o desenvolvimento de medicamentos, visando resolução de doenças como por exemplo: o mal da vaca-louca, gripe do frango e até malária. Muitos centros de pesquisa e universidades abordam a Farmacologia, efetuando os mais diversos testes em animais. Dentre eles o curso de Medicina Veterinária da Universidade Regional de Blumenau (FURB) executa, na disciplina de Farmacologia, a aula prática de “Indução da Dor seguida da Administração de Antiinflamatórios (IDAA)”. Esta aula prática de IDAA gera sérios problemas éticos em função da dor infligida aos animais e a possibilidade de morte dos mesmos. Vários defensores dos animais lutam pela criação de políticas para proibição desta prática e “taxam” de “barbárie” os atos cometidos a estes animais. Uma forma alternativa para este cenário é a adoção de simuladores. Os simuladores trabalham recursos gráficos de imagem, áudio e vídeo na tentativa de reproduzir algum sistema ou fenômeno o mais próximo possível da vida real. Atualmente existem inúmeros simuladores disponíveis no mercado, cada um com suas vantagens e desvantagens. Mas, o que se constata é que não existe um simulador que atenda as necessidades da aula prática IDAA de Farmacologia. É importante ressaltar também que a possibilidade de aliar os experimentos de uma aula prática em laboratório com uma aula teórica com explicações destes experimentos torna o simulador uma ferramenta de potencial para o ensino local e a distância. Seu auxílio na educação pode trazer ao conhecimento dos alunos equipamentos que não se poderia estudar por falta de recursos. A manipulação dos animais inicialmente utilizando o simulador pode abordar ferramentas não comuns em laboratório, observando os efeitos gerados por sua manipulação, de forma próxima da real e com a melhor didática possível. Outro fator que impulsiona a utilização de simuladores é evitar riscos aos animais, podendo evitar traumas psicológicos aos seus utilizadores.