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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Thomas da Rosa
Título: Simulador de Animais Vivos: Meios Alternativos
 
Conclusão:
Após o estudo sobre a aula prática IDAA de Farmacologia do curso de Medicina Veterinária, observou-se viável o desenvolvimento de um simulador para esta aula prática. Muitos são os benefícios trazidos com a possibilidade de efetuar uma simulação da aula prática de IDAA, sejam eles por questões éticas, por questões práticas ou por questões didáticas. Com a simulação da aula prática de IDAA espera-se obter uma análise prévia dos experimentos, podendo assim o acadêmico, avaliar um comportamento no simulador para posteriormente comprová-lo na prática e prevenir futuros cenários de exceção. Para o desenvolvimento do simulador realizou-se entrevistas com acadêmicos, monitores e professores do curso de Medicina Veterinária da FURB, a fim de estudar elementos químicos e possíveis ações e reações do animal. Deste mapeamento converteu-se vários métodos que foram implementados com recursos gráficos da biblioteca JOGL. Também verificou-se livros e artigos a fim de automatizar a aula prática de IDAA, convertendo-se em animações, como visto em todo o capítulo 2, com o intuito de simular o mais próximo do mundo real a aula prática. Com o simulador também é possível demonstrar uma possibilidade didática alternativa por meio de simuladores. Quanto aos quesitos didáticos, pode-se avaliar um avanço podendo o usuário ou aluno aprender a utilizar os elementos químicos na aula prática e ao mesmo tempo verificar seu comportamento no sistema arterial do animal qual está sendo simulado, além de monitorar sua freqüência cardíaca com o eletrocardiograma, o que raramente era utilizado em laboratório. Com relação ao eletrocardiograma é possível o usuário verificar que a maioria das reações referentes às drogas aplicadas ao animal reflete diretamente no eletro, sendo de acordo com a quantidade inserida ou tipo de droga aplicada, o que raramente era vivenciado nas aulas práticas em laboratório. Também foi possível observar a utilização de técnicas de tratamento de imagens como o blend, qual se mostrou muito eficiente para demonstrar as camadas internas do animal e o floodfill, demonstrando o comportamento dos elementos químicos no sistema arterial, técnica que também se mostrou eficiente e de várias aplicações na computação especialmente na área gráfica. Com relação aos trabalhos correlatos apresentados, verifica-se que o simulador obteve algumas das funcionalidades existentes nas ferramentas disponíveis no mercado, levando-se em conta que a seqüência de simulação e seu comportamento será baseado no simulador ExPahrm, mas com abordagem de foco em áreas diferentes. Criou-se uma interface que possibilita carregar, além da simulação do animal virtual, uma animação com a leitura dos sinais vitais do animal, através do eletrocardiograma. No entanto, a principal diferença em relação aos trabalhos correlatos é que não existe um simulador ideal para a aula prática IDAA de Farmacologia, segundo a entrevista inicial com acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da FURB. E este simulador de animais vivos atende aos objetivos e pré-requisitos desta aula. Por fim vale ressaltar que o mercado, principalmente brasileiro, carece de simuladores para fins acadêmicos de medicina e veterinária, o que releva o investimento em desenvolvimento para a área.