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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Francis Guslinski
Título: Implantação e Customização de Voz Sobre IP com Softwares Livres
 
Introdução:
Prejudicado por uma telefonista, Strowger inventou uma central eletromecânica, que ficou conhecida como central de Strowger, passo a passo ou de dois movimentos e que se chama hoje de Private Automatic Branch eXchange (PABX) (ALENCAR, 2002, p. 2). Segundo Gonzalez (2007, p. 24), a invenção do dispositivo de discagem, que possibilitou automatizar as ligações ficou conhecida como central telefônica que permite efetuar ligações entre telefones internos sem intervenção manual, ou ainda telefonar e receber telefonemas da rede externa. Logo depois surgiu a telefonia digital, que empregava a transmissão de comunicação de voz em sistemas digitais. Com o advento dos computadores utilizando sistemas digitais e a Internet foi possível juntar os três: PABX, computador e Internet. Formou-se a tecnologia Voice over Internet Protocol (VoIP), em 1995 em Israel, quando um grupo interessado no assunto conseguiu desenvolver um sistema que permitisse utilizar os recursos multimídia de um computador doméstico para iniciar conversas de voz através da Internet (ALVES, 2005). A implantação de softwares VoIP em empresas vem crescendo muito, devido à redução de custos que provê. A necessidade (e, em alguns casos, o custo) é verdadeiramente o principal objetivo das invenções (MEGGELEN; SMITH; MADSON, 2005, p. vii). Este trabalho trata da implantação e customização de softwares livres VoIP. O Asterisk será o principal software utilizado. A arquitetura bem planejada do Asterisk dá flexibilidade para se criar módulos customizados que expandem o sistema de telefonia, ou até mesmo que servem como substitutos para os módulos padrões (DEMPSTER; GOMILLION, 2005, p. 6). Neste trabalho foi desenvolvida uma aplicação de plano de discagem para o Asterisk, um módulo para a dialplan, com a função de monitorar chamadas ativas de entrada e de saída de um determinado ramal, discando para o ramal monitor assim que detectar as chamadas. Para facilitar a manutenção de usuários, foi necessário neste trabalho desenvolver uma interface web específica. O Asterisk é configurado para utilizar vários recursos demonstrando sua complexidade e também o funcionamento correto da aplicação de plano de discagem a ser criada. Recursos como Voice Mail, recepção de fax, sala de conferência e unidade de resposta audível serão demonstrados.