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Introdução
 
 
Acadêmico(a): João Gabriel da Rocha
Título: Desenvolvimento do Sistema para Área Ambiental Baseado em Pocket PC voltado para Jogos Educacionais
 
Introdução:
A discussão sobre o meio ambiente se torna mais notória a cada dia. Segundo Moreira (2001), o agravamento dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana se deu em virtude da produção em grande escala. O homem começou a produzir freneticamente e, como conseqüência, a poluir na mesma intensidade. Dentre as preocupações com o equilíbrio planetário, algumas se destacam pela urgência, como é o caso dos resíduos sólidos (lixo), da agressão à camada de ozônio e a poluição das águas.
Dentro desse contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável. A educação é um fator decisivo para a mudança de mentalidade das gerações futuras: não há quem duvide de tal verdade ou a ela se contraponha (MOREIRA, 2001).
Segundo Pedrini (1997), educação ambiental é considerada como sabor construído socialmente, por isso não pode ser área especifica de nenhuma especialidade do conhecimento humano. Deve ser instrumentalizada em bases pedagógicas, por ser uma dimensão da educação, mas lutar pela transformação da sociedade. Quanto mais cedo forem passadas informações às pessoas sobre a situação ambiental, maiores serão as chances de diminuírem os problemas ambientais no futuro, contudo será necessária a conscientização do individuo para com o meio ambiente.
A disponibilização de um aplicativo voltado para área ambiental, pode auxiliar as pessoas na educação para o mesmo. Os aplicativos podem ser em micros, na Web ou jogos utilizando-se de dispositivos móveis (DALFOVO, 1998).
Os dispositivos móveis oferecem as mesmas vantagens que os computadores de uso pessoal ofereciam há 20 anos: eles trazem o ambiente computacional para onde às pessoas trabalham. Tais dispositivos móveis podem ser Smartphones, Palmtops ou Pocket PC (BALDWIN, 2007).
Através de um dispositivo móvel, mais precisamente de um Pocket PC, pode-se proporcionar ferramentas e atividades relacionadas ao meio ambiente e destiná-las a alunos em inicio de formação escolar, ou seja, crianças em torno de seis a dez anos de idade. O Pocket PC tem muita das capacidades do computador de mesa e transmite a facilidade e a praticidade de se ter informações pessoais e profissionais de maneira organizada permitindo-nos realizar mais tarefas, com menos esforço (SIQUEIRA, 2005). Utilizando-se de um Pocket PC, os alunos poderiam utilizar-se de jogos educacionais e adquirir mais conhecimentos sobre o meio ambiente a fim de aumentar a importância do mesmo na sociedade.