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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): João Gabriel da Rocha
Título: Desenvolvimento do Sistema para Área Ambiental Baseado em Pocket PC voltado para Jogos Educacionais
 
Conclusão:
Vivemos e convivemos com tecnologia a todo momentodo. Os dispositivos móveis fazem parte dessa tecnologia e estão ocupando espaço no nosso dia a dia. Os celulares, PalmTop, HandHeld, SmartPhone, já entraram em nossa casa, no escritório, nos restaurantes, nas escolas, como é o caso do sistema desenvolvido.
A computação móvel emerge como uma tecnologia inovadora para a área educacional. A utilização de dispositivos móveis como apoio para professores no acompanhamento da formação das avaliações irá adicionar mais uma ferramenta no leque de opções disponíveis para a avaliação dos alunos. A criação de jogos educacionais, com uma interface amigável e de fácil compreensão, que possa ser disponibilizado em dispositivos móveis, oferece aos professores mais uma opção de avaliação para os alunos.
O sistema elaborado mostrou-se versátil e funcional, atendendo aos objetivos específicos. No objetivo “a - disponibilizar a opção por tipo de jogos educacionais”, foi atendido através da tela principal onde se encontra os ícones dos jogos Forca e Quiz. O objetivo “b – permitir importar arquivos no formato XML” também foi atendido através de um ícone na tela principal do sistema apresentada apenas para o usuário administrador do sistema. O objetivo “c – permitir ao usuário identificar-se”, é atendido através de uma tela de identificação apresentada na abertura do sistema. E por fim, o objetivo “d – disponibilizar conteúdo dos jogos sobre a área ambiental” é atendido nas telas dos jogos, porém esse item deve-se levar em conta a participação do usuário administrador para não liberar dados que não seja relacionado a temas sobre o meio ambiente.
O sistema mostrou ser bastante prático ao administrador do mesmo, que tem conhecimento necessário para visualizar os relatórios apresentados no módulo TPS e, a partir deles, tomar suas decisões em relação ao gerenciamento do conteúdo e ao desempenho dos usuários. Sendo o administrador um professor, por exemplo, o sistema tornar-se-ia ainda mais relevante, pois ele ajudaria a apresentar erros e acertos de seus alunos.
Em relação à metodologia aplicada, a ferramenta Visual Studio 2008 para desenvolvimento do aplicativo mostrou-se ser muito adequada, pela sua facilidade de uso e opções de programação. Fazer o sistema em ambiente Pocket PC foi ideal e produtivo, devido à possibilidade de levar para o ambiente de ensino jogos e textos educativos sem a necessidade de um computador ou de acesso a internet.
Em termos de limitações, considera-se que o sistema poderia ter mais opções de visualização de relatórios e a possibilidade de visualizar tais informações através de gráficos, para possibilitar um entendimento ainda maior do comportamento dos usuários dos jogos.
Concluí que este trabalho contribuiu para a educação ambiental e para o meio ambiente fazendo com que seus usuários adquirissem conhecimentos e experiências para entender os problemas ambientais transformando-os em cidadãos conscientes e ajudando para a conservação ambiental. Também se mostrou efetivo aos seus administradores que puderam avaliar e analisar o conhecimento de seus usuários através de jogos e relatórios.