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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Emerson da Silva Albino
Título: Sistema de Informação para Controle de Gastos de Clientes
 
Introdução:
Um dos maiores problemas encontrados nas empresas está relacionado à quantidade de informações que são trabalhadas diariamente, nem sempre alcançando a eficiência desejada. Segundo Orlandini (2007), “um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é assegurar a qualidade e agilidade da informação, imprescindível para as corporações e seus gestores”.
“As empresas, para conseguirem sobreviver no mercado, necessitam desenvolver diversos atributos de competitividade. O mais importante deles é o da evolução do modelo de gestão do negócio - fator determinante da vida ou da morte.” (PEREIRA, 2007a). Desta forma existe uma necessidade das empresas em encontrar meios para auxiliar suas tarefas administrativas, sem decair o atendimento aos clientes e manter-se atualizada com os avanços tecnológicos.
... se alguma empresa entra no mercado oferecendo novos e atraentes produtos e, agregado a eles, uma prestação de serviços evoluídos em relação à atual situação, a efervescência mercadológica irá causar, muito provavelmente, o desaparecimento das empresas hibernadas, pois o tempo necessário para a saída da inércia será, com certeza, fatal para muitas organizações. (PEREIRA, 2007a).
Segundo Dalfovo (2004, p. 20), “os sistemas de informação foram divididos de acordo com as funções administrativas, que, à mercê de suas características próprias, foram sendo tratadas de forma individualizada, resultando na criação de vários tipos de sistemas...”.
A empresa, Copylaser Copiadora Ltda, situada em Blumenau, na Avenida Presidente Castelo Branco, há aproximadamente 13 anos, não possui um sistema de informação automatizado que auxilie na execução das tarefas e na administração destas informações. Todo processo é feito manualmente.
Com isto, aumenta-se o tempo de trabalho e torna-se elevado o volume de papéis na empresa, causando dificuldade no manuseio destas informações. Outros problemas existentes, tais como, a ilegibilidade e extravio de ordens de serviço, dificultam ainda mais o acompanhamento dos gastos feitos pelos clientes. Todas as operações realizadas atualmente na empresa são realizadas manualmente, como por exemplo, o preenchimento das ordens de serviço, separação das ordens de serviço por cliente ao final de cada mês, cálculo dos gastos por cliente, lançamento dos gastos mensais dos clientes e atualização de cada pagamento dos clientes em um caderno de controle. Neste contexto, observou-se a oportunidade deste trabalho, desenvolver um sistema de informação para controle de gastos de clientes, tendo como base o Sistema de Processamento de Transações (SPT).
Para administrar com eficiência, as empresas vêm utilizando cada vez mais sistemas de informações. Muitas atividades da organização associadas a suprimento, distribuição, vendas, marketing, contabilidade e impostos podem ser executadas rapidamente, evitando-se desperdícios e erros. A meta dessa informatização é, basicamente, satisfazer clientes e fornecer vantagem competitiva à empresa por reduzir custos e melhorar serviços. (FACULDADE DE TECNOLOGIA DE JAHU, 2007).
Sendo assim, o sistema de informação, abrangerá as principais funcionalidades: cadastro de ordens de serviço, fechamento mensal dos gastos dos clientes, emissão de relatórios, controle de estoque e de pagamentos efetuados pelos clientes.