Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Yauari Vieira
Título: Webquester: Ferramenta para Criação de Webquest com Avaliações On-Line
 
Introdução:
Com a informática e a internet cada vez mais presente no sistema de ensino brasileiro,
novas necessidades para utilização destes recursos acabaram surgindo. O desenvolvimento de
ferramentas quase nunca acompanha o ritmo de desenvolvimento do hardware, que acabam
sendo subutilizados e o método tradicional de ensino perpetua-se. Parcel (2007) comenta que
neste método tradicional, na pressa dos professores de cobrir todo o material, os alunos ficam
com um conhecimento superficial do assunto passado e não conseguem entender como tudo
se encaixa.
Existem disponíveis várias abordagens de utilização da informática no apoio ao ensino,
porém a metodologia denominada WebQuest, criado em 1995 por Bernie Dodge, professor da
universidade estadual da Califórnia é atualmente uma das mais difundidas. WebQuest é “uma
metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a
pesquisa e o pensamento crítico” (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2004a). É possível
encontrar na web alguns sites e ferramentas on-line dedicadas a esta metodologia, mas
geralmente encontram-se em outro idioma, são limitadas e não apresentam a possibilidade de
criação e resolução de avaliações on-line.
A inclusão de avaliações on-line nas WebQuests expande os horizontes de aplicação
das mesmas, onde os métodos de avaliação propostos implicitamente pela comunidade
sugerem que os docentes tenham ainda mais trabalho corrigindo-as. Com a integração de
avaliações on-line às WebQuests, os educadores deverão preocupar-se somente com a criação
das WebQuests e de suas avaliações, ficando livres do processo de execução e correção destas
avaliações.
A ferramenta desenvolvida neste trabalho permite então, a partir de um navegador
web, que qualquer professor crie sites dinâmicos baseados em templates pré-programados que
atendem à metodologia de Dodge para auxiliar em seus métodos pedagógicos. A ferramenta
também permite aos educadores a possibilidade de criação de um banco de questões, onde
estas questões poderão ser reaproveitadas para a criação de diversas avaliações on-line,
integradas harmoniosamente às WebQuests. As WebQuests criadas a partir deste sistema
permanecem disponíveis para que qualquer pessoa tenha acesso às informações, porém as
avaliações on-line integradas às mesmas só são acessíveis por alunos que detiverem uma
senha única de acesso, criada pelo professor durante o processo de elaboração de cada
avaliação.
A linguagem utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi o Hypertext
Preprocessor (PHP) em sua quinta versão, que apesar de interpretada, oferece um
considerável desempenho, um bom suporte à Orientação a Objetos (OO)1 e uma vasta
comunidade de desenvolvedores e materiais de consulta disponíveis na web. O banco de
dados utilizado é o My Structured Query Language (MySQL) por ser de código livre e o mais
utilizado em conjunto com o PHP, além de também oferecer um desempenho satisfatório para
a aplicação a que se destina.