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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Yauari Vieira
Título: Webquester: Ferramenta para Criação de Webquest com Avaliações On-Line
 
Conclusão:
Através da análise de alguns aspectos de ferramentas que se propõem a criar e manter
WebQuests, foi possível verificar algumas deficiências que poderiam chegar até mesmo a
impedir sua utilização. O principal obstáculo encontrado nestas ferramentas foi o idioma,
onde a grande maioria de ferramentas disponíveis está em inglês ou espanhol, e quando
existem traduções, são precárias ou incompletas. O WebQuester.org, por outro lado, foi
concebido para educadores brasileiros e está disponível completamente em português e
gratuitamente, sem restrições, além de disponibilizar as WebQuests criadas publicamente para
qualquer visitante. Estas WebQuests podem diferenciar-se visualmente umas das outras
devido ao fato da ferramenta disponibilizar uma variedade de templates pré-definidos para
este fim.
Para complementar o processo educativo oferecido pelas WebQuests criadas pelo
WebQuester.org, foi implementado um sistema de avaliações on-line, onde é possível montar
um banco de questões individual e através destas questões, criar avaliações a serem
respondidas por alunos após a realização das WebQuests, tornando a experiência
completamente on-line. Uma limitação existente no WebQuester.org (VIEIRA, 2008) é que
após a realização das avaliações, os alunos e os professores recebem cópias das correções
destas avaliações por correio eletrônico, mas nenhum dado é armazenado no servidor,
impossibilitando análises e estatísticas a respeito das turmas, questões e avaliações. Mesmo
com essa limitação, todos os objetivos do trabalho foram alcançados, já que ela não fazia
parte destes objetivos, sendo então sugerida como extensão deste trabalho.
O WebQuester.org foi concebido para utilizar tecnologias atuais para o
desenvolvimento para a internet, como o CSS, AJAX e frameworks de produtividade, mas o
tempo limitado para sua implementação fez com que nem sempre o ideal fosse aplicado,
como a utilização do AJAX para o carregamento das páginas. O AJAX foi utilizado em sua
maior parte na chamada e tratamento de respostas de funções, onde não são transferidas
grandes quantidades de dados a serem tratados. Contudo, como prova de conceito de sua
utilização, o cadastramento de alternativas para as questões fazem uso intensivo desta
tecnologia, onde somente o que é necessário é atualizado, economizando tempo e
transferência de dados pela internet.
A ferramenta utilizada para a programação e integração destas tecnologias foi o Zend
Studio (ZEND, 2007), que se mostrou excelente porém com uma limitação, ela faz uso de
teclas de atalho para gerar códigos HyperText Markup Language (HTML), entretanto, alguns
destes códigos não seguem a atual padronização internacional web. Neste caso, optou-se pela
produtividade aos padrões, visto que a grande maioria dos navegadores comerciais não
apresentou problemas ao utilizar códigos dentro dos padrões antigos.
Finalmente é importante ressaltar como resultados deste trabalho a criação de uma
ferramenta pública e gratuita que poderá ser usada por educadores e possivelmente gerará
novos trabalhos e a publicação de um artigo científico expondo esta ferramenta.