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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joni Basso Cereja
Título: Arquitetura Servidora de Jogos de Celular Online Massivamente Multiplayer
 
Introdução:
Os avanços tecnológicos na área de dispositivos móveis se fazem tão presentes na vida
das pessoas que chamam cada vez mais a atenção de programadores para este promissor nicho
de mercado. É possível encontrar em praticamente todos os lugares alguém utilizando pelo
menos um telefone celular. Várias funcionalidades foram agregadas a estes dispositivos ao
longo dos anos: agendas eletrônicas, reprodutores de músicas, máquinas fotográficas digitais,
e muitas outras. Dentre esta gama de inovações, destaca-se os jogos para celular e a
possibilidade de acessar a internet através dos mesmos.
Uma das motivações para o crescimento acelerado do mercado de jogos para celular é
o aumento da produção destes aparelhos. Mattos (2005, p. 5) salienta que a produção de
dispositivos móveis é, em escala mundial, superior à de Personal Computers (PCs), criando
um mercado de trabalho em potencial que faz programadores buscarem especializações na
principal ferramenta utilizada, o Java 2 Micro Edition (J2ME). Já Knudsen (2003, p. 1) afirma
que o Java para pequenos dispositivos, o J2ME, é a segunda revolução desta linguagem de
programação, e ela está acontecendo exatamente agora, além de que o mercado destes
pequenos dispositivos está rapidamente expandindo.
Ocorre que estes jogos para celular, por terem surgido antes da freqüente utilização da
internet nestes dispositivos, ainda não aproveitam este meio de comunicação de dados da
maneira como poderiam. Desta maneira, a grande maioria dos jogos disponíveis no mercado
são softwares que apenas executam no dispositivo em que estão.
A concorrência já está presente nesta área de desenvolvimento de jogos para celular, e
há demanda de jogos cada vez mais complexos, com novos recursos e mais desafio aos
jogadores. Constantemente novos aparelhos são lançados, e com eles jogos melhores e mais
modernos podem ser elaborados. Com o advento da internet para os telefones móveis e a
constante melhoria neste tipo de serviço, surge a oportunidade de se criar também para
celulares os jogos Massively Multiplayer Online (MMO).
Um jogo MMO, de acordo com Online Evolution Pty (2002, tradução nossa), “é um
videogame onde um jogador se conecta através da internet em um mundo virtual persistente,
unindo-se a centenas de milhares de jogadores em uma experiência compartilhada”. Do
mesmo modo, em um jogo MMO para celulares cada jogador poderá conectar o cliente
instalado em seu aparelho a uma arquitetura de servidores deste jogo, assumindo seu próprio
papel num universo compartilhado entre milhares de jogadores. Portanto, este gênero pouco
explorado para celulares ainda é um nicho de mercado em potencial, já que os mesmos fazem
muito sucesso na plataforma PC, e a cada dia que passa novos celulares são lançados com
mais recursos e funcionalidades.
Todos esses aspectos motivaram o desenvolvimento de um jogo MMO para celulares,
para demonstrar que os celulares atuais já suportam este estilo de jogo. O jogo MMO
desenvolvido é doravante denominado Galaxy Navigator. O mesmo é composto por uma
arquitetura de servidores, além de um cliente demonstrativo suportado por esta arquitetura.
Cada jogador pode instalar a versão cliente em seu celular e efetuar login no mundo virtual
compartilhado de Galaxy Navigator. As conexões de todos os jogadores são controladas pela
arquitetura de servidores, a qual dispõe de servidores de login, de suporte a Non-Player
Characters (NPCs) e de servidores que controlam uma aplicação distribuída. Esta por sua vez
persiste o universo do jogo compartilhado entre os jogadores.