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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Joni Basso Cereja
Título: Arquitetura Servidora de Jogos de Celular Online Massivamente Multiplayer
 
Conclusão:
Pode-se afirmar que os objetivos propostos para o trabalho foram alcançados. Vários
simuladores de celulares conectam com sucesso na arquitetura servidora e compartilham o
mesmo jogo. O universo é persistido na base de dados e personagens artificiais interagem com
os jogadores, realizando ataques aos seus transportes. A arquitetura servidora se encarrega
com sucesso de controlar as regras do jogo, e o fato de ser distribuída colabora para que a
carga de processamento possa ser dividida entre mais de uma máquina. A distribuição da
arquitetura aparece como uma vantagem, já que previne que haja um único ponto de falhas.
As ferramentas utilizadas mostraram terem sido adequadas para o desenvolvimento
deste trabalho. Diante da inviabilidade da aquisição de diversos telefones celulares para os
testes, a ferramenta simuladora de dispositivos móveis apareceu como excelente opção, não
só para o desenvolvimento deste, mas de qualquer software que envolva J2ME. Os ambientes
de programação, especificação e o banco de dados utilizados também foram adequados para o
sucesso do mesmo.
Tendo em vista o desenvolvimento deste trabalho acadêmico, é possível chegar à
conclusão de que realmente é possível desenvolver jogos no estilo MMO para telefones
celulares. Este trabalho demonstra a viabilidade de explorar mais esta área em dispositivos
móveis, pois serve como um diferencial que pode atrair pessoas em busca de diversidade para
seus celulares. A viabilidade desta área para celulares pode incentivar desenvolvedores a
elaborar jogos MMO para celulares com elevada complexidade.
Há limitações que podem ser citadas em relação ao trabalho desenvolvido. Uma delas
é a ausência de um painel de controle que permita a administradores realizar funções comuns
em jogos online, como expulsar um jogador temporariamente ou permanentemente, por
exemplo. Outra limitação diz respeito à complexidade do jogo, já que não há como, por
exemplo, criar grupos internamente ao jogo. As regras do jogo, embora caracterizem um jogo
MMO, são simples, já que objetivou-se alcançar a funcionalidade da arquitetura servidora, e
não a construção de um jogo complexo.