Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jorge Augusto Schoenfelder
Título: Sistema de Informação Aplicado a Empresas de Leilões Judiciais
 
Introdução:
Esta em curso a Era Digital ou Era da Tecnologia da Informação (TI). O grande avanço tecnológico é um dos fatores fundamentais para o sucesso das empresas, que permite o uso eficaz da informação.
Um dos maiores benefícios que esta nova Era pode proporcionar é a possibilidade de agilizar e abreviar várias rotinas administrativas demoradas. Ela permite que, aliada aos recursos de um software, de forma rápida e simples, se extraia, analise e circule informações necessárias a todos os níveis da empresa, como suporte aos objetivos estratégicos. Assim, se economiza tempo e dinheiro, podendo concentrar esforços nas prioridades que compõem a essência da empresa.
A informática está presente no nosso dia-a-dia em muitos ramos de atividades profissionais como educação, jornalismo, medicina, economia, advocacia, engenharia, arquitetura e tantos outros. Elas utilizam os diversos recursos que a informática permite, para diminuir custos, ampliar mercado, agilizar e melhorar o planejamento e controle das informações. Portanto, no mundo globalizado, torna-se indispensável à utilização das TIs para atender as necessidades básicas do negócio da empresa.
Segundo O’Brien (2003), a TI, que compreende: sistemas de informação, hardware, comunicações e pessoas, se tornam um componente vital ao sucesso de empresas e organizações. Para Stair (1998), sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos na organização.
De acordo com Dalfovo (2004), os Sistemas de Informação (SI) surgiram como uma forma de manter o executivo preparado, com visão de todas as áreas da empresa, sem gastar muito tempo ou requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área. Para isto precisam estar informados, pois a informação é a base para qualquer tomada de decisão, sem agir por impulso ou palpites. Por este motivo os SI têm impacto direto na estratégia organizacional e no seu conseqüente sucesso, atendendo principalmente nos níveis estratégicos e gerenciais.
SI são sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações. SI são, hoje, quase sem exceção, baseados no computador e apóiam as funções operacionais, gerenciais e de tomada de decisão existentes na organização. Os usuários de SI são provenientes tanto do nível operacional, como do nível tático e mesmo estratégico e utilizam SI para alcançar os objetivos e as metas de suas áreas funcionais. (FALSARELLA; CHAVES, 2006, p. 20-23).
Na esteira do exposto, ensina Maurício Prates que:
SI são formados pela combinação estruturada de vários elementos, a saber: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos (pessoas que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações), as tecnologias de informação (o hardware e o software usados no suporte aos SI) e as práticas de trabalho (métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades), organizados de tal modo a permitir o melhor atendimento dos objetivos da organização (PRATES, 2007).
A partir destes conceitos que a empresa Carta Leilões, que atua no ramo de Leilões Judiciais, percebeu a necessidade de um software para auxílio e agilidade nas rotinas de controle dos processos judiciais, levando em conta a necessidade de maior controle da venda dos bens e comissões. Atualmente, todo o trabalho é feito manualmente. Os editais, com a descrição dos processos e bens são digitados no Microsoft Word, necessitando várias vezes serem copiados e colados para outros arquivos, sendo que os relatórios são confeccionados em Microsoft Excel.
Desta forma, este trabalho objetiva diminuir custos, ampliar mercado, agilizar e melhorar o planejamento e controle das informações, agilizar as atividades realizadas diariamente na empresa de leilões judiciais e auxiliar no controle de depósito de bens e no setor financeiro, tornando assim o trabalho mais ágil e um controle mais amplo sobre os leilões.