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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Derlis Caetano Resquim Daney
Título: Software de Apoio a Geração de Avaliações de Aprendizagem
 
Introdução:
Provas ou avaliações tem por finalidade, no caso da aprendizagem escolar, verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificá-lo em termos de aprovação e reprovação. A prática de avaliações escolares que se conhece tem origem na escola moderna, que se sistematizou a partir dos séculos XVI e XVII, com a cristalização da sociedade burguesa, que se caracteriza pela exclusão e marginalização de grande parte dos elementos da sociedade. (LUCKESI, 2002). Atualmente nos ambientes educacionais tem-se cada vez mais a inserção dos componentes tecnológicos. São várias as aplicações desenvolvidas, para auxiliarem alunos e professores, desde editores de texto até programas específicos para determinadas disciplinas. Nesses ambientes, muitos professores possuem a tarefa de elaborar avaliações, para avaliar o nível de conhecimento de seus alunos. Alguns professores, para facilitar esse processo, criam bancos de questões em planilhas, editores de texto ou até mesmo em pequenos bancos de dados, que além de agilizar na elaboração das avaliações, auxiliam a melhorar a qualidade de suas avaliações. Com o intuito de primeiro entender e depois ajudar nesse processo de elaboração e de geração de provas ou avaliações, alguns programas foram analisados, como por exemplo: o Sistema Gerenciador de Provas - Sisprova, desenvolvido por Fusinato (2006), Professor Tech II, desenvolvido por Mesquita (2006) e o Per+Res/Per+Res+Gen desenvolvido por Tuta Softwares (2003), que possuem características semelhantes, onde se cadastram questões a partir de algumas regras, para posteriormente realizar a tarefa da geração da prova. Diante dessa situação, neste trabalho descreve-se uma aplicação para geração de avaliações, utilizando-se o conceito de Raciocínio Baseado em Casos (RBC), que é uma abordagem para a solução de problemas e para o aprendizado com base em experiência passada. Segundo Wangenheim (2003, p. 1), pode-se entender RBC como a solução de novos problemas por meio da utilização de casos anteriores já conhecidos. Esta solução pode ser aplicada em sua totalidade ou apenas parcialmente no novo problema, podendo ainda ser modificada de acordo com os requisitos da nova situação. Este trabalho tem por finalidade implementar um gerador de avaliações, que permitirá ao professor, a partir de um banco de questões cadastradas previamente e utilizando-se o conceito de RBC, elaborar avaliações, a partir de avaliações geradas anteriormente pela aplicação de acordo com os requisitos informados para a situação.