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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Gorll
Título: Biblioteca de Interface Gráfica para Celulares
 
Introdução:
A evolução da indústria tecnológica vem acelerando, trazendo consigo novas possibilidades para a produção do software. Uma destas possibilidades, talvez a mais importante, é a mobilidade, ou seja, o uso dos sistemas de informação em equipamentos portáteis e móveis, como Personal Digital Assistant (PDA) e celular. Como todo recurso inexplorado, este também pode trazer maior complexidade na construção dos sistemas. Para resolver este problema, nada melhor do que utilizar os novos recursos e possibilidades, mantendo a mesma forma de desenvolvimento, ou seja, não se deixando perder parte do conhecimento adquirido pelos desenvolvedores de software ao passar do tempo. Um, entre muitos problemas encontrados ao se criar softwares para dispositivos móveis, fica a cargo da interface gráfica, interface esta que fará a comunicação entre o usuário final e o sistema. O desenvolvimento de software para dispositivos móveis tem dificuldades relacionadas a quantidade de recursos, tanto na forma de hardware, pouca memória disponível e baixo poder de processamento, como na parte de software, poucas APIs e poucos frameworks de desenvolvimento disponíveis. Como tentativa de resolver parte da dificuldade no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, relacionada à diferença entre a programação para desktop e programação para os dispositivos móveis, a empresa Sun Microsystems criou uma especificação de máquina virtual para dispositivos móveis. O desenvolvimento para dispositivos móveis é muito diferente do desenvolvimento de sistemas para desktop (HUOPANIEMI, 2003, p. 107). Estas diferenças estão relacionadas principalmente a forma de desenvolvimento dos sistemas embarcados, devido às diferenças entre as APIs disponíveis para desktop e para dispositivos móveis. Estas diferenças se encontram em todas as partes do desenvolvimento, mas tornam-se mais perceptíveis na criação da interface gráfica com o usuário, onde o uso dos componentes e a implementação dos eventos diferem da forma de desenvolvimento para desktop. A idéia, portanto, é criar uma biblioteca que tenha foco somente na interface gráfica, e que tenha funcionamento o mais próximo possível da Application Programming Interface (API) gráfica Java Abstract Window Toolkit (AWT) para computadores hoje. Alguns dispositivos móveis, como computadores de mão, já possuem exemplos de APIs com características semelhantes. Sendo assim, optou-se por desenvolver uma biblioteca somente para celulares, com o intuito de criar uma plataforma padrão para desenvolvimento que atenda a todos os dispositivos que suportem os requisitos da plataforma.