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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcos Gorll
Título: Biblioteca de Interface Gráfica para Celulares
 
Conclusão:
Dispositivos móveis se tornaram uma grande oportunidade para o desenvolvimento de aplicações, mas como não poderia ser diferente, a criação de software para estes dispositivos possui a necessidade de conhecimentos específicos pertinentes ao próprio ambiente móvel, bem como conhecimentos sobre as limitações de hardware, limitações de recursos oferecidos, enfim, limitações dos dispositivos móveis. Estas limitações, que são grandes em Pocket PCs e PDAs, tornam-se ainda mais visíveis e problemáticas no caso dos celulares. Uma destas limitações encontra-se no desenvolvimento de interfaces para com o usuário, ou seja, o desenvolvimento das telas dos sistemas. Visando suprir esta limitação, foi desenvolvida a API de interface gráfica para celulares. O presente trabalho cumpriu todos os requisitos propostos, e foram adicionados outros durante o desenvolvimento do trabalho, como a idéia de criar um sistema de look and feel para facilitar a customização de cores sem a necessidade de alterar todo o legado. As vantagens no uso desta API se encontram na facilidade de aderência por parte de desenvolvedores JAVA com algum conhecimento das APIs gráficas utilizadas para desktop, além de recursos como gerenciadores de layout, integração com M3G, porém, o ponto mais forte do trabalho está na portabilidade entre dispositivos, uma vez que foram criadas especificações para as partes onde não existe um padrão entre os aparelhos de celular. O único grande trabalho a ser feito pelo desenvolvedor da aplicação está relacionado ao mapeamento dos teclados dos aparelhos de celular em que a aplicação deverá funcionar. A principal limitação da API está relacionada ao trabalho com imagens, apenas a especificação de integração com M3G possuía funcionalidade de uso de imagens, todos os componentes implementados não possuem tal recurso, esta limitação existe devido a falta de tempo para término das implementações.