Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Dante Ozorio Machado
Título: Tutorial para Auxiliar no Aprendizado a Distância do Windows 98
 
Introdução:
Os últimos anos têm se caracterizado por grandes transformações na sociedade, em função, dentre outros fatores, da difusão das chamadas “Novas Tecnologias”, notadamente aquelas ligadas à informática (Bizzotto, 2000). Dentro deste contexto, uma das áreas que têm se modificado devido a estas novas tecnologias é a educação. Monteiro (1993) afirma que o impacto da informática na educação tem sido tema de crescente inquietação entre educadores, sobretudo pela velocidade com que os computadores vêm ganhando espaço no cotidiano social. Equipamentos melhores e a custos reduzidos tem ampliado a quantidade de pessoas que podem ter acesso a estas novas tecnologias. Com isso, a forma de aquisição e disseminação das informações tem se alterado drasticamente no sentido de tornar o acesso a estas informações, mais democrático (Rosenborg, 1993). Na área da educação, tem aumentado sensivelmente a utilização de softwares para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este crescente interesse, por parte de pais e professores, fez aumentar a demanda por softwares educacionais para os mais variados fins. Em função desse aumento na demanda, tem havido um forte aumento no número de softwares educacionais disponíveis no mercado brasileiro, em língua portuguesa. No entanto, não basta que os softwares educacionais estejam em português para que eles sejam uma ferramenta efetiva para o processo de ensino-aprendizagem, torna-se essencial a utilização de princípios pedagógicos compatíveis com as características do conteúdo a ser trabalhado. Moreira (1986) acredita que as possibilidades de ensino e aprendizagem viabilizadas pelo computador dentro de uma perspectiva construtivista podem se converter em um instrumento fundamental para emergência de certos níveis de desenvolvimento de inteligência. O presente projeto visa o desenvolvimento de um tutorial multimídia que permite que qualquer pessoa possa aprender o sistema operacional Windows 98. O tutorial a ser desenvolvido permitirá que o aluno aprenda o conteúdo previsto para o sistema operacional Windows 98 de forma interativa, recebendo orientação constante fornecida pelo próprio tutorial ao longo de seu processo de aprendizado. Em função das características do software a ser desenvolvido, o mesmo fundamentar-se-á nos eventos instrucionais propostos por Gagné (1980).