Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Dante Ozorio Machado
Título: Tutorial para Auxiliar no Aprendizado a Distância do Windows 98
 
Conclusão:
Os resultados obtidos devem ser analisados sob três pontos de vista diferentes e complementares: processo de desenvolvimento, produto e processo de ensino-aprendizagem. Quanto ao processo de desenvolvimento, observa-se que o ambiente de autoria Macromedia Director 8 possui todos os recursos necessários para o desenvolvimento de softwares educacionais do tipo tutorial. O produto desenvolvido inclui a apresentação de todos os recursos que um usuário iniciante precisa saber para utilizar adequadamente o sistema operacional Windows 98. A inclusão dos eventos instrucionais de Gagné foi, ao mesmo tempo, um fator complicador (exigiu um volume maior de pesquisa e trabalho) e auxiliar (permite um desenvolvimento mais objetivo) do desenvolvimento. Quanto ao processo de ensino aprendizagem, observou-se, que houve uma redução do esforço cognitivo, com relação ao exigido na utilização do tutorial impresso. Neste caso (tutorial impresso), o usuário deve ler e armazenar na memória de curto prazo cada um dos passos a serem realizados, sem ter uma visualização gráfica. No caso do tutorial hipermídia, o usuário observa graficamente os passos a serem realizados, facilitando a memorização na memória de curto prazo e fica com menos medo de cometer algum erro, pois, sabe que o ele está fazendo é apenas uma simulação do que deveria ser feito no próprio sistema operacional. Sendo assim o usuário pode cometer erros que estes não vão comprometer em hipótese alguma o sistema operacional. Daí vem o melhor desempenho nas pesquisas dos alunos que aprenderam utilizando o tutorial em relação aos que aprenderam utilizando material impresso. Com o desenvolvimento do tutorial, observa-se que a atenção aos eventos instrucionais propostos por Gagné, direciona positivamente o processo de desenvolvimento. Isto ocorre porque as fases propostas por Gagné passam a fazer parte dos objetivos de cada lição. Desta forma há uma maior preocupação com a efetividade do tutorial.