Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giuliano Márcio Stolf
Título: Sistema Web Gerenciador de Clínica Médica: Automatizando a Clínica Cardiomed
 
Introdução:
A evolução e a globalização do comércio propiciaram uma série de benefícios aos homens, mas também diversos problemas. Entre os mais diversos problemas estão às doenças causadas pelas mais diversas origens. Este recrudecimento tornou a assistência médica do estado inviável. Neste cenário, surgiram as clínicas médicas, cujo objetivo é o atendimento de pacientes enfermos. Elas surgiram e logo se tornaram congestionadas pela burocracia e controles médicos.
“Todos conhecem os enormes problemas causados pelo ineficiente e arcaico sistema de arquivamento médico em papel, que vão desde a tradicional ilegibilidade das anotações médicas, até a perda de informações ou a dificuldade de achar qualquer coisa” (HOGARTH; SABBATINI, 1998). De acordo com o artigo 13 dos direitos do paciente, publicado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (1993), é estabelecido que a disponibilidade permanente do histórico e a guarda das informações do paciente são deveres tanto do médico quanto da instituição da qual pertence.
Para controlar e gerir as clínicas, então, surge o Sistema de Informação (SI), cujo objetivo é auxiliar os profissionais médicos na obtenção de informações do histórico dos pacientes. A maior vantagem da utilização de um SI é poder proporcionar melhor atendimento e tratamento de problemas de saúde dos pacientes, obtendo maior controle e rapidez nas informações necessárias. O SI permite o acesso rápido e sigiloso ao seu histórico, gerando um prontuário eletrônico disponível de qualquer parte, ao médico e ao paciente.
Conforme Sabbatini (2000): “isso efetivamente centralizará o prontuário médico em um único lugar da rede e permitirá que profissionais de saúde e o próprio paciente possam acessá-lo de qualquer ponto do mundo [...]”.
De acordo com Furuie (2002), a disponibilização de um prontuário eletrônico Web, que apresente de forma integrada todas as informações relevantes dos pacientes tem sido a principal meta das equipes de informática de grandes hospitais em todo o mundo.
Analisando as informações das consultas e receitas médicas repassadas aos pacientes, percebe-se que são necessários também registros dos exames solicitados e seus respectivos resultados, e que sejam vinculados ao histórico do paciente em questão. Desta forma o médico possui informações suficientes para um diagnóstico mais preciso.
Sabbatini (2000), comenta que para que seja substituído de forma completa do uso do papel por um sistema computacional é necessária uma revolução cultural na área da saúde, tanto nos médicos quanto nos enfermeiros e outros usuários diretos dos sistemas, responsáveis por toda informação que seja inserida.
Sachetta (2003 p.76), afirma também que “a utilização de um sistema de agendamento digital pode ter importante papel na redução de erros na área médica, principalmente se a entrada de dados for feita pelo próprio médico que solicita o exame [..]”. Este contexto justifica o desenvolvimento de sistema de informação que permita auxílio nas atividades descritas como sendo problemas da área de saúde, tornando as informações centralizadas e disponíveis para consulta pelos médicos da Clínica Cardiomed, onde este sistema foi implantado.