Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Giuliano de Andrade
Título: Sistema de Banco de Currículos para Simulador de Empresas Líder
 
Introdução:
A sociedade atual convive em um ambiente onde, para que uma pessoa seja competitiva no mercado, esta deve estar em constante aperfeiçoamento. Para esta pessoa se destacar dentro de uma organização, não basta que este aperfeiçoamento seja apenas técnico, pois muitas vezes a capacidade de relacionamento e liderança pode ser até mais importante.
Niveiros (1998) afirma que para um bom desempenho gerencial nestes tempos de mudanças rápidas e constantes, um profundo saber técnico que considere planejamento, custos, produção, controle da qualidade e vendas não é suficiente. Outras habilidades e conhecimentos também passam a ser exigidas, onde a compreensão do elemento humano, sua motivação, sua ação e interação no trabalho são fundamentais; o jogo de empresas LÍDER tem como objetivo estimular este aprendizado.
Segundo Lopes e Wilhelm (2006), o jogo de empresas LÍDER, foi concebido para o treinamento gerencial, tendo como objetivo simular o comportamento humano dentro de uma organização. O jogo tem como principais objetivos: exercitar e fixar estilos de gestão, aumentando a qualidade do processo decisório sobre a gestão de equipes e enfatizar a motivação e liderança eficaz, como fatores chaves de sucesso para desenvolver equipes de alto desempenho.
Atualmente o jogo de empresas LÍDER é aplicado em empresas através de cursos/seminários e em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes instituições de nível superior. Tendo como base a boa aceitação do jogo por parte dos alunos, este trabalho propõe-se a aplicar melhorias, tornando o jogo mais competitivo e cada vez mais próximo da realidade empresarial. Para isso será implementado um banco de currículos através do qual as empresas farão o processo de recrutamento e seleção dos seus funcionários. Este banco de currículos será comum a todas as empresas, fazendo com que elas tenham que competir pela mão de obra. Esta funcionalidade não existe atualmente, pois cada empresa tem o seu próprio banco de currículos.
Com este banco de currículos, pretende-se simular a disputa pela mão de obra qualificada, pois segundo Almeida (2004), o mercado de trabalho passou a ser mais seletivo e os requisitos para contratação ficaram mais exigentes, principalmente quanto à formação, experiência e comportamento, fazendo com que a disputa por pessoas que façam a diferença na organização, seja cada vez mais acirrada.
Recentemente o jogo de empresas LÍDER foi migrado para a sua versão 9, uma versão escrita em Java utilizando o framework Java Plataform Enterprise Edition (JEE), JavaServer Faces (JSF) e Asynchronous JavaScript and XML (AJAX) para deixar a aplicação mais dinâmica e funcional (MICHELUZZI, 2006). É sobre esta versão que este trabalho será implementado.