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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Mereli Rank
Título: Sistema de Informação do Laboratório de Instrumentação do Ensino da Universidade Regional de Blumenau
 
Introdução:
O professor de Ciências, transmissor de conhecimento, tem um corpo que transporta sua mente para ensinar, é um corpo praticante do saber. Aprende na sua formação por acumulação dos produtos da Ciência e da Cultura. A pergunta que impulsiona o trabalho educativo e representa uma busca constante do professor na educação refere-se a que conteúdos ele deve ensinar (TOMIO, 2002).
Conforme Hülse (1990, p.67), “o ideário pedagógico é um conjunto de possibilidades materiais e de métodos, fundamentadas numa concepção de conhecimento científico e de aprendizagem, para organização do processo educativo do ensino de Ciências”.
A maneira de organizar a aula, os tipos de incentivos utilizados, as expectativas depositadas, os materiais utilizados, cada uma destas decisões veicula determinadas experiências educativas, e é possível que nem sempre esteja em consonância com o pensamento que se tem a respeito do sentido e do papel que hoje em dia tem a educação (ZABALA, 1998, p. 29).
Conforme Mello (2003, p. 15), “planejar as aulas a partir de contextos contribui para o aluno compreender que os conteúdos que aprende nas aulas servem de ferramentas para explicar os fenômenos nas diferentes realidades”.
Em síntese, o objetivo principal do ensino de Ciência na escola é conjugar o potencial inovador do conhecimento científico com a própria essência criativa da vida (TOMIO, 2002, p. 56).
O uso da tecnologia na educação somente passou a ser focalizada com maior destaque quando, neste século, provocou impactos fortes sobre a sociedade ao comprovar tanto seu poder de destruição (através da bomba atômica na II Guerra Mundial) quanto sua capacidade de solucionar problemas (através de aparelhos e artefatos que permitem diagnósticos precisos de doenças), de aprofundar conhecimentos (através de artefatos que permitem deslocamentos, observações, medidas, entre outros) e de oferecer cultura e lazer de toda ordem (através de aparelhos para comunicação a longa distância, filmes, vídeos entre outros) (GOUVÊA; LEAL, 2001).
O Projeto Laboratório de Instrumentação do Ensino (LIE) prevê a disponibilização de meios que auxiliem os professores de ensino médio a tornarem suas aulas mais atrativas. Estes meios estão disponíveis em uma biblioteca que segundo Meadows (1999, p. 132) possui duas funções básicas: atuar como um arquivo de publicações e torná-las disponíveis para seus usuários, de forma que estas funções estejam inter-relacionadas.
Segundo Line e Vickers (1981 apud MIRANDA, 1990, p. 15) existem três critérios básicos pelos quais um sistema de empréstimo deve ser avaliado: nível de satisfação, rapidez no atendimento e economia.
Para atender a estes critérios e levando em consideração o grande número de obras disponíveis na biblioteca do LIE e o elevado número de transações tais como empréstimos, devoluções e reserva de obras entre outros, as quais ocorrem diariamente, observa-se a necessidade da criação de uma ferramenta que automatize os processos de busca e movimentação que fazem parte da rotina da Biblioteca do LIE a fim de evitar que a falta de agilidade e organização interfiram no bom desempenho da mesma.