Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Joseane Görtler
Título: Sistema de Gestão do Capital Intelectual das Produções Científicas do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau
 
Introdução:
Conhecimento é a informação mais valiosa e, conseqüentemente a mais difícil de gerenciar. É valiosa, precisamente porque alguém deu a esta informação um contexto, um significado, uma interpretação; alguém refletiu sobre o conhecimento, acrescentou a ele sua própria sabedoria, considerou suas implicações mais amplas (DAVENPORT; PRUSAK 1998).
A definição clássica de Gestão do Conhecimento (GC) é descrita como a união de processos que gerenciam a criação, disseminação e utilização do conhecimento para geração do capital intelectual da organização, permitindo o alcance dos objetivos da organização de acordo com os processos de negócio (SORDI, 2003).
Capital intelectual é o domínio de conhecimentos, experiências acumuladas, tecnologias da organização e habilidades profissionais. Além disso, capital intelectual pode ser considerado como todo o conhecimento que traz uma vantagem competitiva para a organização, sendo composto de duas partes: Capital Humano (que compreende o conhecimento, a experiência, o poder de inovação, os valores pessoais, a cultura e a filosofia da organização) e Capital Estrutural (que compreende equipamentos de informática, softwares, bancos de dados, patentes, marcas registradas e toda a capacidade organizacional) (EDVINSSON; MALONE, 1998).
Porém, apenas possuir o conhecimento não é o suficiente para garantir a sua adequada gestão, Sveiby (1998) define que todo o conhecimento, a partir do momento que estiver estruturado, deve ser amplamente divulgado, para que possa realmente ser utilizado. Esta divulgação deve se dar dentro e fora de sua área de atuação, para que os demais possam se beneficiar e sentir-se estimulados a aplicarem também um projeto neste sentido, onde demonstre que existe aprendizagem contínua.
Para identificar a importância dos sistemas e da tecnologia de informação neste processo de divulgação do conhecimento, Meadows (1999, p. 205) afirma que “os pesquisadores cada vez mais têm a esperança de que no futuro seus trabalhos venham a ser publicados principalmente por meios eletrônicos”.
No contexto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), a principal forma de expressão do conhecimento é através da produção científica, que conforme Moura (1997, p. 09 apud KUNSCH, 2000?) é a forma pela qual a universidade ou instituição de pesquisa se faz presente no saber-fazer-poder ciência, é a base para o desenvolvimento e a superação de dependência entre países e entre regiões de um mesmo país. É o veículo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de um país, e é a forma de se fazer presente não só hoje, mas também amanhã.
Levando-se em consideração o elevado volume de produções científicas desenvolvidas no PPGAd da FURB, verifica-se que para melhor explorar o capital intelectual do mesmo, faz-se necessário a utilização de uma ferramenta tecnológica que permita gerenciá-lo e centralizá-lo. Logo, a criação de um sistema de gestão do capital intelectual permite superar as dificuldades encontradas na organização, disponibilização e divulgação destas produções científicas.