Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Elaine Starke
Título: Sistema Especialista em Táticas de Abordagem Policiais Aplicado à Polícia Militar de Santa Catarina na Regional de Blumenau
 
Introdução:
Os Sistemas Especialistas são programas inteligentes de computador que se utilizam de métodos inferenciais para a resolução de problemas técnicos e altamente especializados. Por utilizar-se da Inteligência Artificial, um ramo da computação que estuda a capacidade das máquinas raciocinarem e aprenderem como os seres humanos, os SEs interagem com seu usuário em uma linguagem natural de perguntas e respostas, propondo e auxiliando na solução de problemas complexos (CRIPPA, 1999).
Para auxiliar na construção de SEs foram criadas ferramentas de IA orientadas para engenharia do conhecimento e construção de SEs denominadas shells. Elas são aptas a realizar muito do trabalho necessário para transpor um SE para o computador. Essas ferramentas permitem que o projetista do sistema se preocupe somente com a construção da Base de Conhecimento, deixando para a shell a tarefa de interpretar o conhecimento representado e executá-lo em uma máquina. A principal função de uma shell é simplificar ao máximo o trabalho de implementação de um SE e permitir seu uso por qualquer pessoa sem conhecimentos de informática (HEINZLE, 1995).
Sabendo-se que os SEs fornecem um parecer final sobre um determinado assunto após ser feita uma análise de uma situação, está sendo aplicado um SE na área de segurança pública, mais especificamente na área de abordagens policiais.
Praticar uma abordagem policial é o ato de a guarnição aproximar-se de pessoas, a pé, motorizadas ou em edificação e que apresentam indícios de suspeição, que tenham praticado ou que estejam na eminência de praticar ilícitos penais (ROSA, 2003). A abordagem é seguida, se necessário, de uma busca policial, ou seja, de uma procura e localização de pessoas ou coisas cuja existência se procura verificar para efeito de exibição em juízo (HOUAISS, 2001).
De acordo com o cenário de cada abordagem são utilizadas diferentes táticas de abordagem e busca, que direcionam quais as operações que devem ser realizadas, isto é, a organização, direção e execução de procedimentos do tipo mobilização, concentração, reconhecimento, cobertura, batalhas e perseguições (MAGALHÃES et al., 1946). A tática utilizada em cada abordagem e busca policial pode ser descrita em uma seqüência de passos a ser executada. Esta seqüência de passos é o que este sistema se propõe a apresentar como resultado da consulta ao SE. Um exemplo de tática de abordagem policial pode ser visto na abordagem de uma pessoa a pé, onde é prosseguida a seguinte tática: utilizar técnica de descompactação, fazer revista, usar algemas, fazer retenção (ROSA, 2003).
As táticas utilizadas em abordagens policiais estão disponíveis para serem consultadas em livros e apostilas de uso exclusivo da Polícia Militar, mas há uma carência nas informações prestadas dentro do 10º Batalhão de Polícia Militar, local onde está sendo aplicado o sistema, pois elas estão dispersas e não organizadas, além do atendimento pelos especialistas da área para este tipo de consulta não ser de acessibilidade em qualquer horário (PEREIRA, 2006). Para agilizar o processo de consulta as táticas de abordagens policiais é de grande importância a utilização de um SE, pois ele melhora a questão do tempo de pesquisa por cada policial, a quantidade de policiais que podem efetuar a consulta ao mesmo tempo, cada qual utilizando uma cópia do software instalada, além de oferecer os conhecimentos do especialista na área a qualquer momento sem precisar tê-lo a disposição na hora da consulta.
Assim sendo, este trabalho visa à especificação e implementação de um SE para identificar as possíveis táticas que podem ser utilizadas em abordagens e buscas policiais, havendo uma seleção das particularidades do indivíduo e da guarnição policial onde será sugerida a tática apropriada para a natureza de cada abordagem.
A BC deste sistema foi constituída através da coleta de dados dos livros e apostilas disponibilizados pela PM e das entrevistas com especialistas da área de abordagens. A BC é implementada em forma de regras com uma arquitetura bem definida, representadas por um par condição-ação, onde a ação só será executada se a condição for verdadeira. Estas regras, que formam a representação do conhecimento utilizado neste SE, são denominadas regras de produção (PEREIRA, 2000).
Baseado no estudo sobre IA, mais especificamente na área de SE, está sendo utilizada a ferramenta Expert SINTA Shell para a elaboração do SE e a linguagem de programação Delphi 3.0 para a implementação do módulo de interface.