Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Elaine Starke
Título: Sistema Especialista em Táticas de Abordagem Policiais Aplicado à Polícia Militar de Santa Catarina na Regional de Blumenau
 
Conclusão:
A proposta do presente trabalho foi atendida ao ser implantado no 10º BMP o SE em Táticas de Abordagens Policiais, foram atendidos os objetivos geral e específicos propostos. Em consideração ao sistema, pode-se verificar que foram elaboradas três telas de perguntas, a do cenário da abordagem, das particularidades da guarnição e após a do indivíduo. Junto com os resultados da abordagem foram apresentados também os resultados da busca e o tratamento especial dado ao(s) grupo(s) de indivíduos selecionado(s).
As ferramentas utilizadas para desenvolver e documentar o sistema foram adequadas. O Expert SINTA é uma ferramenta bastante útil para criação de SEs, e por estar interligado ao Delphi através do componente SINTA VCL, houve um melhor aproveitamento das características do sistema, tratando-se da parte de criação de interfaces com o usuário final. O componente SINTA VCL possibilitou a apresentação dos resultados “completos”, não ficando limitado ao número máximo de caracteres apresentados no ES. Esta ferramenta também possibilitou a apresentação dos três resultados apenas no final da pesquisa e a organização das perguntas por personagem: abordagem, policial e indivíduo.
Para a PM este sistema proporcionou a vantagem de qualquer policial poder obter uma resposta sobre táticas de abordagens policiais a qualquer momento, não ficando dependente de um especialista para fazer alguma consulta na área. Ele contribuiu com a agilidade da consulta e organização. Aos alunos das escolas militares este sistema serve como uma ferramenta de aprendizado, onde o aluno tem uma interação com o sistema, não ficando limitado a livros e apostilas.
Com este sistema houve uma ampliação do material de consulta aos policiais militares do 10º BPM, pois além do material adquirido no 10º BPM, também foram feitas entrevistas a um especialista na área e foram recolhidos materiais externos.
Outra vantagem do sistema, é que ele permite imprimir os resultados através de um relatório, mas, por ser um SE, ele serve somente para ser consultado e não para o usuário inserir táticas diretamente na base de dados. A BC dos SEs pode ser alterada somente pelo EC, incluindo as variáveis e resultados.
O software, por estar interligado ao SE Expert SINTA através da biblioteca SINTA VCL, ao qual foi descontinuada, ficou limitado a ser desenvolvido na versão 3 do Delphi por motivo de compatibilidade.
Há também limites quanto à usabilidade da ferramenta. Uma delas é que a pesquisa possui uma quantidade de perguntas fixas, não havendo possibilidade de o usuário do sistema adicionar novas variáveis para fazer uma pesquisa “mais minuciosa”. Outro detalhe são as sugestões de táticas, que podem ser cadastradas no sistema com no máximo 255 caracteres, pois o banco de dados disponibiliza somente esta quantidade de caracteres por linha da tabela.
A BC desta versão do sistema limitou-se a fontes viáveis ao EC. Não foi possível acumular mais conhecimento por se tratar de um assunto sigiloso da polícia, e para captar este conhecimento é necessário ir a outros postos da PM.