Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jaques Douglas Claudino
Título: Sistema de Programação de Produção com Representação Gráfica Utilizando Opengl em Java
 
Introdução:
Na corrida para atender à demanda do mercado, as indústrias buscam soluções que as diferenciem e aumentem a sua competitividade. Uma dessas soluções é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), que também está entre os principais fatores que influenciam a produtividade industrial. Segundo Burbidge (1988, p. 27) o PCP tem como objetivo alocar a mão-de-obra e equipamentos com o máximo de aproveitamento, sempre com a preocupação de que os produtos produzidos sejam entregues nas datas prometidas. Para atender a estas necessidades são desenvolvidos sistemas de programação de produção. Segundo Brito (2000, p. 79), estes sistemas aplicam-se a todas as empresas que precisem considerar o problema de filas de espera e seqüenciamento de operações para o balanceamento entre ocupação e
capacidade de produção. Estão incluídas por exemplo, indústrias têxteis, metalúrgicas,
cerâmicas, etc.
Sendo assim, o sistema de programação de produção é o responsável por emitir as ordens de produção1 (OPs) a serem produzidas e liberar as OPs já finalizadas pela produção.Deve organizar em seqüência todas as OPs seguintes, distribuindo-as em todos os recursos da produção2, de forma que o término da OP não ultrapasse a data de entrega previamente estipulada.
Para atender a estas necessidades, desenvolveu-se neste trabalho um sistema de programação de produção, onde as OPs programadas são representadas graficamente para o usuário. A representação gráfica é semelhante a um gráfico de Gantt3, onde as OPs programadas são representadas em escala de tempo, conforme o seu tempo estimado de duração.
O sistema possibilita o cadastramento de recursos e processos. Um processo é uma seqüência de tarefas que podem ser feitas em um ou mais recursos. A cada tarefa é possível definir o seu tempo estimado de duração. Após efetuar o cadastro de recursos e processos, o sistema permite alocar os processos em seus determinados recursos. Estes processos alocados são chamados de programações. O sistema também possui funções para excluir, alterar, iniciar (emitir) e finalizar (liberar) programações. Estas funções podem ser acessadas interativamente, através do gráfico das programações.
O desenvolvimento do sistema foi feito em Java utilizando a Open Graphics Library (OpenGL) (OPENGL, 2006) para a geração e manipulação do gráfico das programações. A OpenGL que pode ser definida como um uma “interface para hardware gráfico”, é uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, bidimensional (2D) e tridimensional (3D), extremamente portável e rápida (COHEN; MANSSOUR, 2006, p. 18).
Obteve-se com a OpenGL um bom desempenho na geração do gráfico das programações. Este é um dos diferenciais, já que alguns sistemas de programa ão de produção existentes, por utilizarem recursos gráficos menos eficientes, possuem problemas de desempenho quando a fila de programações é muito grande. Também foi possível com a OpenGL, desenvolver um ambiente mais amigável, como por exemplo aplicação de texturas sobre as programações, localização e identificação de relacionamentos e efeito de zoom sobre
todo o gráfico, permitindo visualizar uma quantidade maior de OPs em um período maior.

1 Ordens de produção são seqüências de atividades que transformam um determinado produto NOGUEIRA, 2002, p. 1), ou seja, são processos programados para serem produzidos. Uma ordem de produção geralmente é representada por uma seqüência numérica.
2 Recursos da produção são equipamentos e mão-de-obra que a empresa dispõe.
3 Gráfico de Gantt é um tipo de gráfico de barras que representa as tarefas a serem feitas em uma escala
temporal. Ele também ajuda a mostrar os relacionamentos entre as tarefas (DAVIS; AQUILANO; CHASE,
2001, p. 554).