Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jaques Douglas Claudino
Título: Sistema de Programação de Produção com Representação Gráfica Utilizando Opengl em Java
 
Conclusão:
O aumento da competitividade das indústrias faz com que a responsabilidade dossetores de PCP seja cada vez maior. É este o setor responsável por planejar uma boaprodutividade e cumprir as datas de entrega prometidas aos clientes. Produtividade ecomprometimento com a entrega dos produtos são fatores essenciais para o sucesso dequalquer indústria. Torna-se assim indispensável para os setores de PCP, a utilização de um sistema de programação de produção que possa auxiliá-los nestas tarefas.
O sistema de programação de produção desenvolvido, oferece os benefícios de controlar as OPs para que sejam produzidas dentro de seu prazo estimado e a possibilidade de diminuir tempos ociosos de recursos, aumentando assim a produtividade da empresa. Benefícios estes, alcançados devido a clara representação das OPs programadas no gráfico das programações desenvolvido.
Para a especificação do sistema, utilizou-se a ferramenta Enterprise Architect (SPARX SYSTEMS, 2007), que mostrou-se objetiva e funcional. Para a implementação de todo código fonte, foi utilizada a ferramenta Netbeans 5.5, que se mostrou estável e muito eficiente durante o desenvolvimento dos códigos Java. Embora não tenham sido utilizados plugins para a criação de interfaces, o Swing mostrou-se fácil de ser utilizado, ágil e com geração de bons gráficos, o que ajuda no resultado de um ambiente amigável.
O foco principal do desenvolvimento o sistema, que foi a utilização da OpenGL, mostrou-se uma poderosa API para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Seus recursos possibilitaram o desenvolvimento de uma interface com recursos superiores ao dos trabalhos correlatos, além de permitir um grande ganho de desempenho em relação ao sistema da Multitherm, conforme apresentado na seção 3.4. A expectativa inicial era de que apresentasse resultados melhores em comparação ao sistema da Multitherm, implementado em Delphi, o que foi confirmado ao final do trabalho.
Conseguiu-se com a OpenGL a geração de gráficos de melhor qualidade. Seus recursos facilitaram a implementação de funções como pan, zoom, transparência, aplicação de texturas, tudo isso combinado com um desempenho computacional favorável. Porém, cabe ressaltar que para obtenção de uma melhor qualidade de desenho dos objetos em comparação com os trabalhos correlatos, houve um grande esforço de desenvolvimento e conseqüentemente um grande tempo dedicado, devido a OpenGL oferecer apenas um conjunto de primitivas gráficas, como pontos, linhas e polígonos.
Em comparação com os sistemas de programação de produção estudados, pode-se dizer que a representação gráfica do sistema desenvolvido é superior. O gráfico das programações dos sistemas conhecidos são simples, possuindo poucos recursos de visualização e manipulação tais como pan, zoom, drag & drop e outros, o que as tornam interfaces pouco amigáveis. No sistema desenvolvido, o desempenho da geração do gráfico das programações é extremamente rápido, já no sistema de produção da Multitherm, esta é uma das suas grandes deficiências.
Também não são conhecidos sistemas de programação de produção multiplataforma. Esta é uma das vantagens do sistema desenvolvido, podendo executar em diferentes tipos de hardware, como da Apple ou em opções alternativas de sistema operacional, como o Linux e o Mac OS X.