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Abstract
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Ferreira Gehrke
Título: CHATTEREDU 2.0: ferramenta web de auxílio acadêmico utilizando chatterbot
 
Abstract:
O presente artigo descreve a extensão do ChatterEDU, um chatterbot gerador de perguntas e respostas a partir do processamento morfossintático de um texto de entrada, desenvolvido por Martins (2016). A principal funcionalidade acrescentada foi a inclusão de opções de resposta incorretas, chamadas de elementos distratores, viabilizando a geração de questões de múltipla escolha. As alternativas erradas são geradas por meio de buscas automatizadas em páginas virtuais, com base na resposta correta. Além disso, o usuário tem a opção de efetuar alterações nas questões antes de persistir as informações e iniciar a conversa com o chatterbot. A aplicação foi migrada para a plataforma web e as questões geradas são sempre persistidas, evitando que estas sejam sobrescritas a cada execução. Foram feitas também melhorias no tratamento de papéis semânticos, corrigindo determinadas inconsistências presentes na primeira versão do ChatterEDU. Ademais, a aplicação gerou perguntas, respostas e distratores adequados para textos de qualquer tema, desde que formados por frases simples. A validação se deu a partir da avaliação das questões geradas, sendo 63% classificadas como de boa qualidade