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Resumo
 
 
Acadêmico(a): LUIZ CÉSAR COPPI JUNIOR
Título: BRAND FEELING: UM SISTEMA PARA ANALISAR O SENTIMENTO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO A UMA MARCA
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para a análise de sentimento dos usuários do Twitter sobre uma determinada marca. A partir de uma interface onde o usuário informa uma marca é possível visualizar o sentimento dos usuários do Twitter sobre a mesma. Ao ser informada a marca, o sistema realiza o processo de busca e análise dos dados, que se inicia com a mineração dos dados provenientes da busca avançada do Twitter. Então, estes dados são filtrados por meio de técnicas para isolar o texto de cada postagem e do uso da biblioteca Stanford Log-linear Part-Of-Speech (POS) Tagger para definir as classes gramaticais de cada termo. Na sequência, é feita a análise de sentimentos sobre estes termos utilizando para isso a biblioteca MIT Java WordNet Interface (JWI) em conjunto com o WordNet para reduzir cada termo ao seu radical, e o SentiWordNet para verificar qual o valor de sentimento que cada termo possui. Durante o desenvolvimento deste sistema foi observada a necessidade de adicionar um filtro de categoria para as buscas, visando suprir uma limitação existente no Twitter, mas ao mesmo tempo aumentando o número de termos em cada busca. Como resultado, o sistema se mostrou capaz de analisar uma grande quantidade de dados provenientes do Twitter, em um tempo de execução satisfatório para o usuário final. O trabalho proposto obteve sucesso em atingir os objetivos elencados, adaptando-se as limitações encontradas ao longo do seu desenvolvimento. Este trabalho se mostra relevante pois contribui tanto para a área de análise de sentimentos, ao disponibilizar uma aplicação que evidencia o potencial desta área para o público em geral, bem como no âmbito social, através de uma ferramenta acessível para o usuário comum.