Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Thiago Henrique Teixeira
Título: HEFESTO – FRAMEWORK PARA SIMULAÇÕES UTILIZANDO UM MOTOR DE FÍSICA EM 3D
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um framework para simulações utilizando um motor de física em 3D. Para tanto, foi realizado o desenvolvimento de um Motor de Física, uma Biblioteca Remota e um Cliente Remoto – esta estrutura sendo chamada Hefesto. No Motor de Física foi realizada a migração e refatoração da engine Cyclone de Millington (2007), para a linguagem Java; a Biblioteca Remota é um mecanismo para publicar as funcionalidades do Motor através de WebSockets; o cliente Remoto é uma biblioteca JavaScript que estabelece comunicação com a Biblioteca Remota e integra com a biblioteca ThreeJS para desenho de cenas 3D. Na criação da Biblioteca Remota, optou-se por WebSockets dado seu baixo custo para manter a conexão, além da inexistência de protocolo enrijecido – permitindo a criação de um protocolo próprio, viabilizando a construção e utilização de clientes para a Biblioteca através de qualquer plataforma. No decorrer da implementação desse trabalho, a integração entre Cliente e Biblioteca Remota através de WebSockets mostrou eficiência e performance, garantindo que a integridade das simulações realizadas com o Motor de Física fossem mantidas mesmo com a simulação operando remotamente. Com o uso do Hefesto construíu-se algumas aplicações, dentre elas a aplicação chamada Ballistic que simula a lei de Hooke, voltada para uso didático na disciplina de física do ensino médio.